-
Remuneração= salário + benefícios
A questão afirma que remuneração = salário. Além disso, o trabalho não precisa ser adequadamente executado para se receber a remuneração.
-
De acordo com o conteúdo deste link: "http://www.ambito-juridico.com.br/site/?n_link=revista_artigos_leitura&artigo_id=12011", podemos dizer que o item trocou os conceitos de salário e remuneração. Embora haja uma corrente predominante que preceitua serem os termos sinônimos, alguns os diferenciam. Salário estaria relacionado apenas ao pagamento em dinheiro, e remuneração englobaria as utilidades, os benefícios, como alimentação, moradia, vestuário e outras prestações in natura (gratificações e adicionais).
-
Questão errada. Na verdade, os colegas não alcançaram o cerne da questão. O ponto nevrálgico é que na escola das relações humanas o salário não é o motivo pelo qual as pessoas trabalham bem. Nessa escola o trabalho é bem executado para se ter o respeito dos outros colegas de trabalho.
-
a meu ver questão correta! o salário é uma recompensa por um trabalho executado!
bons estudos!
-
Sobre o termo recompensas, e sua aplicação nas organizações, especialistas definem-no como um sistema amplo que comporta vários componentes, dentre os quais é possível destacar os elogios, as promoções, participação em eventos e programas de capacitação etc. Contudo, há um ponto que todos concordam: a remuneração, certamente, se coloca como o mais importante.
Dutra (apud ROCHA, 2009) assevera que “a remuneração pode ser entendida como a contrapartida econômica e/ou financeira de um trabalho realizado pela pessoa”. Logo, pelo que aponta o recorte, é necessário, então, estabelecer alguns parâmetros da remuneração e esclarecer equívocos envolvendo os termos recompensa, remuneração e salário.
A
remuneração, que envolve aspectos sociais, psíquicos, organizacionais econômicos, institucionais, políticos e éticos (LEME e BELCHER apud ALBUQUERQUE, 1982), é dos componentes da
recompensa e
contempla o salário, sua parte fixa e regular, mais a remuneração variável, ações e PLR
[1] e os benefícios, traduzidos em assistência médica, vale-transporte, seguro de vida em grupo, entre outros.
-
A escola pode até teorizar isso, mas tenho certeza que na época em que ela estava em voga ninguém trabalhava de graça. Então a remuneração é uma contraprestação ao trabalho feito sim. Acredito que o erro esteja no fato que falaram acima, remuneração é diferente de salário.
-
Àqueles que estão teimando com a resposta, continuem assim, porque sobrará mais vaga para quem está estudando e tentando entender de mente aberta o conteúdo.
-
Questão padrão CESPE tipicamente capiciosa e induzindo o candidato ao erro. O enunciado em si já é questionável, uma vez que estabelece como parâmetro a Teoria Geral da Administração, que envolve as Escolas Científica (Taylor) e Clássica (Fayol) e também a Teoria das Relações Humanas (Mayo e colaboradores). Ora, essas escolas diferem drasticamente na definição do que seria o salário ou remuneração. As primeiras ainda pensavam o trabalhador como homo-economicus e a última evoluiu essa visão para o homo-social.
Quanto à discussão conceitual: se remuneração é igual a salário+benefícios, é correto dizer que salário também é remuneração (uma vez que é parte desta).
CESPE como sempre elaborando questões cujo objetivo é eliminar candidatos, não testar conhecimentos.
Bons estudos!
-
Questão ERRADA.
Segundo Chiavenato a remuneração total de um funcionário é constituída de três componentes principais:
Remunaração básica - salário
Incentivos salariais - bônus, participação nos resultados...
Benefícios - seguro de vida, seguro saúde, VA...
Ficando claro que remuneração não é somente salário. Referente as recompensas existem as financeiras e as não-financeiras, o salário seria uma recompensa financeira mas não o confundam com remuneração que é um conjunto de componentes.
-
O erro esta na definicao. A questao esta conceituando salario e nao remuneracao. A remuneracao e um conceito mais amplo, que envolve, alem da remuneracao basica (salario), os incentivos salariais e os beneficios. (Chiavenato, I., 2010 p.279)
-
O erro esta na definicao. A questao esta conceituando salario e nao remuneracao. A remuneracao e um conceito mais amplo, que envolve, alem da remuneracao basica (salario), os incentivos salariais e os beneficios. (Chiavenato, I., 2010 p.279)
-
Direto ao ponto
Não sei se isso ajudará os colegas, mas o que me fez marcar a questão como incorreta: o segmento no final "adequadamente executado".
-
A remuneração é entendida como uma contrapartida econômica e(ou) financeira de um trabalho realizado por uma pessoa, isto é, é o salário que se recebe, uma recompensa por um trabalho, a princípio, adequadamente executado.
Certo.
-
Parafraseando Chiavenato, a remuneração total não é composta apenas pelo salário mensal (remuneração básica), mas também pelos incentivos salariais (bônus e participação nos resultados) e pelos benefícios (remuneração indireta, como transporte subsidiado, por exemplo).
Remuneração total = remuneração básica + incentivos salariais + benefícios
Gabarito: Errado
-
Acho cespe muito legal. O desafio me desafia!
Parecemos homosapiens fazendo uma prova elaborada por seres de outro planeta!