SóProvas


ID
424552
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
PM-DF
Ano
2009
Provas
Disciplina
Gestão de Pessoas

Acerca de teoria geral da administração, relações humanas e gestão de pessoas, julgue os itens.

A ausência de um empregado ao trabalho por doença ou por comprometimento físico, incluindo o alcoolismo e demais vícios, não deve ser considerada nos índices de absenteísmo de uma organização.

Alternativas
Comentários
  • Absenteísmo é a soma dos períodos em que os funcionários de uma organização ausentam-se, seja por falta, atraso, faltas justificadas, férias, doenças e licenças de toda espécie.

    absenteísmo = horas perdidas/ horas planejadas   X 100
  • Com base no conteúdo deste link: "http://pt.wikipedia.org/wiki/Absente%C3%ADsmo", o termo absenteísmo designa qualquer ausência do trabalhador ao trabalho, seja por falta ou atraso, decorrente de qualquer motivo interveniente. Por isso, o item é errado, pois as ausências, ainda que justificadas, ou simplesmente ocasionadas por comprometimento físico devem ser consideradas no índice que calcula o quanto os funcionários faltam na organização.
    O interessante é que absenteísmo não pode ser confundido com absentismo ou ausentismo. O absentismo é a frequência ou duração de tempo de trabalho perdido quando os empregado não vão ao trabalho.
  • ITEM ERRADO

    Absenteísmo – definido como o não-comparecimento do funcionário ao trabalho. Obviamente, é difícil para uma organização operar tranquilamente e atingir seus objetivos se seus funcionários não comparecem para trabalhar. O fluxo do trabalho é interrompido e frequentemente decisões importantes precisam se postergadas.
     

     Embora o absenteísmo tenha um impacto negativo sobre a organização, podemos observar algumas situações em que a empresa se beneficia com a decisão do funcionário de faltar ao trabalho. Por exemplo, doença, estafa ou excesso de estresse podem reduzir significativamente a produtividade de um funcionário. Nas situações em que o profissional precisa estar sempre atento – cirurgiões e pilotos de avião são bons exemplos -, será melhor para a organização que eles faltem ao trabalho em vez de apresentar um desempenho ruim. O custo do erro nestas funções é grande demais.

    A título de curiosidade: o alcoolismo é o terceiro motivo para absenteísmo no trabalho, a causa mais freqüente de aposentadorias precoces e acidentes no trabalho e a oitava causa para concessão de auxílio ­doença pela Previdência Social.
    Conforme Michel (2000),  pelo menos 5% dos funcionários brasileiros de qualquer  empresa são quimicamente dependentes, com uma produtividade reduzida em cerca de 25%.  Este mesmo autor afirma que, embora o alcoolismo implique sérias e reais conseqüências, as organizações, em geral, tanto privadas quanto públicas, denegam esta problemática, o que se percebe através da falta de conscientização e de uma relutância em focalizar o problema.  Pode-­se então considerar o alcoolismo como um problema nas organizações, e suas conseqüências podem ser  percebidas observando-­se os seguintes aspectos no comportamento dos trabalhadores (Vaissman, 2004):
     
    Absenteísmo: faltas não autorizadas, licenças por doença, freqüente nas segundas,  sextas,  ou antes e depois de feriados, etc. 
    Ausências no período da jornada de trabalho:  atraso excessivo após almoço ou intervalo,  saída antecipada, idas freqüentes a banheiro, bebedouro, sala de descanso, etc.

    FONTE: MICHEL, O. R., Alcoolismo e drogas de abuso: problemas ocupacionais e sociais: a realidade do trabalhador brasileiro, Rio de Janeiro: Revinter, 2000?
    VAISSMAN, M., Alcoolismo no trabalho, Editora Fiocruz e Garamond, 2004
  • Questão CORRETA. O absenteísmo pode ser causado por diversos fatores presentes  cotidianamente nas organizações, prejudicando o ambiente de trabalho, a  produtividade e assim o lucro da empresa.

    Segundo Stockmeier* (2004) entre as causas do absenteísmo que podem afetar o índice de absenteísmo na organização está o problema de uso abusivo de álcool entre outras drogas. 

    *STOCKMEIER, T. E. Programa de combate ao Absenteísmo, disponível em <http://www.drthomas.med.br>
  • Por favor,tenham cuidado em colocar o gabarito correto da questão.

    No caso ITEM ERRADO.