SóProvas


ID
425020
Banca
UFBA
Órgão
UFBA
Ano
2009
Provas
Disciplina
Raciocínio Lógico
Assuntos

A probabilidade total de falha de um sistema que possui N componentes distintos e independentes é dada pelo produto das probabilidades de falha desses componentes.

Alternativas
Comentários
  • Questãozinha perigosa porque parece muito óbvia... 

    Pelo enunciado "N componentes distintos E independentes" já dá uma vontade de usar a fórmula P (A^B) = p (A). p (B)                       (^ = interseção )

    Mas a ideia na verdade é que as peças não dependem umas das outras.
    Imagine a tal máquina com N=2 por exemplo, se 1 quebrar a máqquina para, OU se a 2 quebrar a máquina para.
    Logo, temos que a probabilidade da máquina parar é a  UNIÃO das probabilidades de cada peça, assim é a SOMA de todas as probabilidades.
    Lembra: p (AUB) = p (A) + p (B) - p (A ^ B)            p (A ^ B) = 0 pois as peças são independentes!

    Boa sorte e bons estudos para nós!

  • Giovana, excelente sua explciacao mas matei essa questao em 5 segundos sem precisar de tanta teoria e vou divulgar ok?
    Nesse caso, a falha no sistema depende apenas da falha de um componente. Ou seja se qualquer um dos N componentes falhar, o sistema ja falhou, por isso nao seria produto das probabilidades e sim a soma da probabildiade de falha de qualquer um dos N componentes. por isso marquei errado.
    Bons Estudos
  • questao ambígua..eu raciocinei como voces, porém ao reler o enunciado "probabilidade total de falha de um sistema " achei q esse TOTAL se referia justamente a q o sistema falharia apenas se o TOTAL das peças falharem.. aí marquei correto, e errei a questao