SóProvas


ID
428341
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-PB
Ano
2011
Provas
Disciplina
Direito Processual Civil - CPC 1973
Assuntos

Considerando que dois estrangeiros, casados em seu país de origem e residentes no Brasil, ajuízem ações de divórcio tanto em seu país quanto no Brasil, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • Art. 90. A ação intentada perante tribunal estrangeiro não induz litispendência, nem obsta a que a autoridade judiciária brasileira conheça da mesma causa e das que Ihe são conexas. Citado por 111  

  • Segundo o Ilustre Misael Motenegro Filho, os Tribunais do país vêm negando a competência da autoridade judiciária brasileira para dissolver sociedade conjugal estabelecida no estrangeiro, mesmo que os cônjuges, ato seguinte ao casamento, tenham fixado seu domicílio no Brasil. Desta feita, a justiça brasileira seria incompetente no caso em tela.

  • ola! alguém poderia informar o motivo da letra (A) não ser considerada correta
    agradeço
  • Vidal, é simples: pq a questão foi mal formulada.
    O pensamento é o seguinte (e só pode ser esse): a existência de sentença no exterior não afetará a ação ajuizada no Brasil, DESDE QUE NÃO SEJA ESTA HOMOLOGADA NO BRASIL.
    Assim, a existência de sentença no exterior PODE SER QUE AFETE a ação ajuizada no Brasil, se aquela for homologada junto ao STJ.
    Na verdade, ela nao está errada, está incompleta.
  • Alguém consegue as razões pelas quais a questão foi anulada?
  • Razão da banca pela anulação da questão: 

    Diante da diferença entre dos institutos do domicílio e da residência, há razões para anulação da questão, uma vez que o candidato foi induzido a interpretá-la de acordo com a literalidade do instituto referenciado no comando da questão.
  • 17 C - Deferido com anulação Diante da diferença entre dos institutos do domicílio e da residência, há razões para anulação da questão, uma vez que o candidato foi induzido a interpretá-la de acordo com a literalidade do instituto referenciado no comando da questão.