SóProvas


ID
431170
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FHS-SE
Ano
2009
Provas
Disciplina
Contabilidade Geral
Assuntos

Com base na legislação societária e, em particular, na Lei n.º 6.404/1976
e suas alterações, julgue os itens seguintes.

A caracterização do acionista controlador requer o exercício permanente do controle sobre as deliberações da assembleia-geral e o poder de eleição da maioria dos administradores, mas não exige a maioria das ações com direito a voto.

Alternativas
Comentários
  • CONFORME A LEI 6.404/76:

      Art. 116. Entende-se por acionista controlador a pessoa, natural ou jurídica, ou o grupo de pessoas vinculadas por acordo de voto, ou sob controle comum, que:

    a) é titular de direitos de sócio que lhe assegurem, de modo permanente, a maioria dos votos nas deliberações da assembléia-geral e o poder de eleger a maioria dos administradores da companhia; e

    b) usa efetivamente seu poder para dirigir as atividades sociais e orientar o funcionamento dos órgãos da companhia.


    Exige-se a maioria dos votos nas deliberações da assembleia geral, mas não a maioria das ações com direito a voto. Gabarito C.
     

  • Alguém poderia explicar como é possível ter o controle permanente sobre as deliberações da assembleia-geral sem possuir a maioria das ações com direito a voto?
    Trecho do livro do Ed Luiz Ferrari:
    "Doutrinariamente, entendemos que para que isso ocorra é necessário que a investidora tenha direta ou indiretamente mais de 50% do capital votabnte da investida (ações com o direito de voto nas assembleias de acionistas), ou seja, mais de 50% das ações ordinárias."