SóProvas


ID
431236
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FHS-SE
Ano
2009
Provas
Disciplina
Análise de Balanços
Assuntos

Com base nos conceitos e aplicações da análise econômico-
financeira, julgue os itens a seguir.

No cálculo do chamado EBITDA, freqüentemente divulgado por publicações especializadas, não se consideram as depreciações e as amortizações, as despesas financeiras, os tributos sobre o resultado e o resultado da equivalência patrimonial. Isso significa que se trata de uma avaliação que leva em conta a política de investimentos da empresa e a dependência de capitais alheios.

Alternativas
Comentários
  • A segunda assertiva está errada. Senão vejamos:

    Em linhas gerais, o EBITDA representa a geração operacional de caixa da companhia, ou seja, o quanto a empresa gera de recursos apenas em suas atividades operacionais, sem levar em consideração os efeitos financeiros e de impostos. Difere do EBIT, conhecido como o lucro na atividade, no que se refere à depreciação e amortização, pois o EBIT considera estes efeitos contábeis. A utilização do EBITDA ganha importância, porque analisar apenas o resultado final da empresa (lucro ou prejuízo) muitas vezes tem sido insuficiente para avaliar seu real desempenho em um dado período, já que muitas vezes é influenciado por fatores difíceis de serem mensurados.
    fonte: http://www.portaldecontabilidade.com.br/tematicas/calculodoebitda.htm

  • Além disso, o resultado de equivalência não deve ser somada no cálculo do EBITDA.
  • Além dos ótimos comentários abaixo, gostaria de contribuir dizendo que se trata de uma avaliação "que não leva em conta a política de investimentos da empresa e a dependência de capitais alheios", sendo essas as críticas mais comuns à utilização do EBITDA.

     

    Para avaliar esses pontos é que foi criado o EVA (economic value added).

  • EBITDA ou LAJIDA:

    É o Lucro antes dos juros, impostos sobre o lucro, depreciações/exaustões e amortizações.

    Um indicador que revela o potencial da empresa para a geração de caixa operacional.