SóProvas


ID
431311
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FHS-SE
Ano
2009
Provas
Disciplina
Comércio Internacional (Exterior)
Assuntos

Em relação às operações de comércio exterior, julgue os itens que
se seguem.

O fornecimento de mercadorias destinadas ao uso e consumo a bordo de embarcações ou aeronaves de tráfego internacional não constitui operação de exportação para efeitos fiscais.

Alternativas
Comentários
  • ERRADO
               Para todos os efeitos fiscais e cambiais, o fornecimento de combustíveis, lubrificantes e demais mercadorias destinadas ao uso e consumo a bordo de aeronaves ou embarcações, exclusivamente de tráfego internacional, é entendido sim como exportação. Não estão dispensadas, portanto, da emissão do registro de exportação (RE).
  • [Fonte: Portaria Secex nº 23/2011]

    Art.186. O RE deverá ser efetuado previamente à declaração para despacho aduaneiro e ao embarque da mercadoria.

    Parágrafo único. O RE pode ser efetuado após o embarque das mercadorias e antes da declaração para despacho aduaneiro, nas exportações a seguir indicadas:

    I - fornecimento de combustíveis, lubrificantes, alimentos e outros produtos destinados ao consumo e uso a bordo de embarcações ou aeronaves, exclusivamente de tráfego internacional, de bandeira brasileira ou estrangeira, (...)
  • O fornecimento de mercadorias destinadas ao uso e consumo a bordo de embarcações ou aeronaves de tráfego internacional não constitui operação de exportação para efeitos fiscais.

    Gab : E

    Porém, há de fazer uma observação, o pagamento dessas mercadorias e autorizado apos o embarque e saída das mercadorias para o exterior