SóProvas


ID
431353
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FHS-SE
Ano
2009
Provas
Disciplina
Contabilidade de Custos
Assuntos

Julgue os itens subsequentes, relacionados ao cálculo e à
contabilização dos custos nas empresas.

Se a empresa A, por ser mais automatizada, tiver custos fixos maiores que a empresa B, e nesta houver maior participação da mão-de-obra direta no custo de seus produtos, mas, em compensação, a margem de contribuição da empresa A for maior que a da empresa B, então a empresa A apresentará um grau de alavancagem maior que o da empresa B.

Alternativas
Comentários
  • CORRETO, pois o grau de alavancagem é a capacidade que a empresa possui, de acordo com a sua estrutura de custos fixos, para implementar um aumento nas vendas e gerar um incremento ainda maior nos resultados, ou, para diminuir as vendas e produzir uma redução maior nos resultados.

  • Como a MC da empresa A é maior que B e os custos fixos são maiores em A do que em B, vamos supor que as duas empresas produzam o mesmo produto e tenham o mesmo preço de venda.

    O break even point será maior para A que para B, ou seja, vai ter que vender mais produtos que B para cobrir os custos fixos,  entretanto uma vez atingido, o lucro tende a aumentar rapidamente.

    O coeficiente de inclinação da reta dos custos tende a ser maior em A.

    Pensando estrategicamente, antes de uma empresa decidir sobre qual tecnologia irá usar, é extremamente importante conhecer a demanda futura e os componentes dos custos fixos e variáveis, a fim de avaliar qual opção trará mais lucro para a empresa.

  • Segundo Assaf Neto, o GAO é determinado pela estrutura de custos e despesas da empresa, apresentando maior capacidade de alavancar os lucros aquela que apresentar maiores custos e despesas fixos em relação aos custos e despesas totais. Identicamente, empresas com estrutura mais elevada de custos e despesas fixos assumem também maiores riscos em razão da maior variabilidade de seus resultados operacionais.

    Vamos lá:
    Tendo a fórmula GAO = Q(PV - CDV) / Q(PV - CDV) - CDF
    onde: Q = quantidade
    PV = Preço de Venda
    CDV = Custos e Despesas Variáveis
    CDF = Custos e Despesas Fixos

    interpretamos o seguinte:
    Na empresa A, ela tem Custos Fixos maiores e Margem de Contribuição maior que a Empresa B, logo:
    a empresa A tem uma MC alta (o numerador da equação será maior) e o CF alto (denominador da equação será menor, já que o CF irá subtrair a MC)

    Na empresa B, ela tem Custos Fixos menores e Margem de Contribuição menor que a Empresa A, logo:
    a empresa B tem uma MC baixa (o numerador da equação será menor) e o CF baixo (denominador da equação será maior, já que o CF irá subtrair em menor valor a MC).
    Logo, o resultado da expressão em A será MAIOR que em B.
    Bons estudos!

  • Perfeito, Camila. Obrigado! :)