-
Com relação a parte da questão que dispõe "[...], o registro das variações patrimoniais deve ser feito mesmo na hipótese de somente existir razoável certeza de sua ocorrência", está correta, pois, de acordo com o inciso I, parágrafo único, artigo 6º da Resolução CFC nº. 750/93: "desde que tecnicamente estimável, o registro das variações patrimoniais deve ser feito mesmo na hipótese de somente existir razoável certeza de sua ocorrência". Mas, quanto a primeira parte da questão, quando se refere aos princípios internacionais, confesso que fiquei com uma certa dúvida, embora o gabarito seja C.
Alguém domina a matéria para que possa sanar essa dúvida? Os princípios internacionais são sinônimos de princípios fundamentais da contabilidade?
-
Na verdade nossa contabilidade está se adequando aos padrões internacionais de acordo com IFRS (International Financial Reporting Standard), por isso nossos princípios também estão convergindo para os padrões internacionais. Por isso a primeira parte também está correta.
-
Não posso deixar de agradecer pelo esclarecimento, muito preciso, obrigado
-
O art.6º da referida Resolução foi revogado...
Atualmente a norma sinaliza apenas que "A falta de integridade e tempestividade na produção e na divulgação da informação contábil pode ocasionar a perda de sua relevância, por isso é necessário ponderar a relação entre a oportunidade e a confiabilidade da informação".
Dessa forma, não sei como fica a questão: se deixa de ter propósito ou se ainda pode ser considerada verdadeira.
-
A informação que eu tenho é de anotação de aula, mas o que eu sei é que a partir do momento em que se tenha razoável certeza da informação, esta deverá ser divulgada, a partir de estimação.
-
Pessoal, sobre a questão de serem os principio da Res. 750/93 internacionais ou nacionais, vejam a questão abaixo e a atual letra da resolução, atualizada em 2010 pela Res. 1.282.
(CESPE/DPU/Contador/2010) Os princípios de contabilidade representam a essência das doutrinas e teorias relativas à ciência da contabilidade, consoante o entendimento predominante dos países alinhados com as normas internacionais.
Errado. Sabe qual foi o erro? "consoante o entendimento predominante dos países alinhados com as normas internacionais."
Por quê?
Art. 2º Os Princípios de Contabilidade representam a essência das doutrinas e teorias relativas à Ciência da Contabilidade, consoante o entendimento predominante nos universos científico e profissional de nosso País (“não normas internacionais” – CESPE). Concernem, pois, à Contabilidade no seu sentido mais amplo de ciência social, cujo objeto é o patrimônio das entidades. (Redação dada pela Resolução CFC nº. 1.282/10)
Confesso que errei esta questão do DPU e não me conformo, mas "decoremos".
abs
-
PRINCIPIO DA OPORTUNIDADE:
Exige o registro e o relato total sa variações sofridas pelo patrimônio no momento em que ocorrem, ainda que estimado
Ex.: provisão para processo trabalhista
-
Pessoal, não me levem a mau, mas brasileiro inventa pouquíssima coisa, um sistema desses de contabilidade bem elaborado só pode ser coisa internacionalizada, e quanto a "razoável certeza" ora, quando termos CERTEZA de algo, é desnecessário se é absoluta ou razoável certeza.
gabarito: CERTEZA
-
GABARITO ERRADO.
Art. 2º Os Princípios de Contabilidade representam a essência das doutrinas e teorias relativas à Ciência da Contabilidade, consoante o entendimento predominante nos universos científico e profissional de nosso País. Concernem, pois, à Contabilidade no seu sentido mais amplo de ciência social, cujo objeto é o patrimônio das entidades. (Redação dada pela Resolução CFC nº. 1.282/10)
-
AGORA VAI UMA DICA!!!
Para quem vai fazer PF e PCDF os professores William Notario e Rani Passos do ESTRATEGIA CONCURSOS fizeram uma mentoria voltada pra contabilidade e informática que juntas somam 50% da prova. Estou fazendo e está me ajudando muito nessa reta final, certamente é decisivo dar um foco nessas duas disciplinas. Fica a sugestão.
Receba 20 % de desconto usando o cupom TOP20
Link do site: https://go.hotmart.com/P46776226D
FORÇA E HONRA, PERTENCEREMOS!!!