SóProvas


ID
431362
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FHS-SE
Ano
2009
Provas
Disciplina
Contabilidade Geral
Assuntos

Julgue os itens a seguir, relativos aos princípios internacionais
de contabilidade.

O princípio do registro pelo valor original, que determina que os valores intrínsecos dos itens patrimoniais não devem ser alterados, é incompatível com o princípio de atualização monetária, utilizado no Brasil.

Alternativas
Comentários
  • A afirmativa está ERRADA

    O Princípio da Atualização Monetária não modifica o valor original do patrimônio, ou seja, não é uma nova avaliação deste e sim, o ajuste do valor para a presente data.
  • Com a máxima vênia Priscila, o erro da questão se refere a expressão "incompatível". Uma vez que, pela literalidade da Resolução CFC nº. 750/93:
    PRINCÍPIO DO REGISTRO  PELO VALOR ORIGINAL
    Art. 7º
     Os componentes do patrimônio devem ser registrados pelos valores originais das transações com o mundo exterior, expressos a valor presente na moeda do País, que serão mantidos na avaliação das variações patrimoniais posteriores, inclusive quando configurarem agregações ou decomposições no interior da ENTIDADE.
    Parágrafo único. Do Princípio do REGISTRO PELO VALOR ORIGINAL resulta:
    I – a avaliação dos componentes patrimoniais deve ser feita com base nos valores de entrada, considerando-se como tais os resultantes do consenso com os agentes externos ou da imposição destes;
    II – uma vez integrado no patrimônio, o bem, direito ou obrigação não poderão ter alterados seus valores intrínsecos, admitindo-se, tão-somente, sua decomposição em elementos e/ou sua agregação, parcial ou integral, a outros elementos patrimoniais;
    III – o valor original será mantido enquanto o componente permanecer como parte do patrimônio, inclusive quando da saída deste;
    IV – os Princípios da ATUALIZAÇÃO MONETÁRIA e do REGISTRO PELO VALOR ORIGINAL são compatíveis entre si e complementares, dado que o primeiro apenas atualiza e mantém atualizado o valor de entrada;
    V – o uso da moeda do País na tradução do valor dos componentes patrimoniais constitui imperativo de homogeneização quantitativa dos mesmos.
     
    Portanto, está correta a alternativa quando estabelece que os valores intrínsecos dos bens patrimoniais não devem ser alterados, entretanto, não condiz com o texto da Resolução a incompatibilidade prevista na alternativa entre o princípio do registro pelo valor original e de atualização monetária.

    Espero ter ajudado....bons estudos e que Deus ilumine nossa caminha...
  • De acordo com a resolução 1282/2010 a qual alterou a redação da resolução 750/93, o princípio da atualização monetária não mais existe,  sendo considerado uma base de mensuração dentro do princípio do registro pelo valor original.
  •     Correto Sandra, mas a aqui se trata de uma prova aplicada no ano de 2009, sendo a Resolução CFC nº. 1.282 datada em 25 de maio de 2010, publicada no DOU de 02 de junho de 2010. Assim, a questão ainda abordava o revogado princípio da atualização monetária, previsto no revogado art. 8º, da Resolução CFC nº 750/93.
         Mas não deixo aqui de registrar os meus siceros agradecimentos pela atualização do assunto ora abordado e, dizer que a contextualização das questões e suas possíveis comparações com dispositivos já revogados e ainda constantes de alguns certames contribui, e muito, para um estudo mais abrangente.
    Muito obrigado...bons edtudos a todos e que Deus ilumine nossa caminhada...
  • R.V.O.

    pode ser ajustudado em razão da perda econômica