SóProvas


ID
43672
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2008
Provas
Disciplina
Arquitetura de Software
Assuntos

Assinale a opção que contém uma regra INVÁLIDA para Redes de Petri.

Alternativas
Comentários
  • Alguém tem alguma boa apostila que fale sobre as Redes de Petri?
  • Procure ler o livro: Matemática Discreta para Computação e Informática - Paulo Blauth Menezes - Editora Sagra Luzzatto do Instituto de Informática da UFRGS.
  • Vá em...http://www.ufsm.br/desp/geomar/dcgautomacao/RedesdePetri.pdf
  • Letras d) e e) são contraditórias. Dá para assumir de cara que o erro está em uma delas.

    Para uma transição disparar, é preciso que todos os lugares de entrada desta transição possuam tokens. No disparo, um token é consumido de cada um deles (no caso de Redes de Petri mais simples, que parece ser o que a questão está assumindo).

    Portanto não basta que alguma de suas entradas possua uma marcação, todas devem possuir.

    Portanto, a letra e) está correta e a d) está errada.

    Porém, vale lembrar que quando uma transição tem vários lugares de saída, ela vai gerar uma marcação em todos esses lugares. todos esses lugares.

    Aqui tem exemplos de Redes de Petri bem simples: http://www.batebyte.pr.gov.br/modules/conteudo/conteudo.php?conteudo=1324
  • Uma rede de Petri consiste em posiçõestransições e arcos direcionados. Arcos interligam posições e transições, não podendo conectar posições e posições ou transições e transições. As posições de entrada de uma transição são aquelas as quais um arco se destina. As posições de saída são aquelas das quais um arco se origina.

    Posições podem conter qualquer número de tokens. Transições podem ser disparadas, isto é, executadas: quando uma transição é disparada, ela consome um token de cada uma das suas posições de entrada, e produz um token em cada uma das suas posições de saída. Uma transição é habilitada quando ela pode ser disparada, isto é, quando existem tokens em cada posição de entrada.

    A execução de uma rede de Petri é não-determinística. Isso significa que múltiplas transições podem ser habilitadas ao mesmo tempo (cada uma pode ser disparada) e que nenhuma transição deve ser obrigatoriamente executada em determinado momento.