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ID
43714
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2008
Provas
Disciplina
Arquitetura de Software
Assuntos

Assinale a opção que NÃO expressa um princípio de projeto de interface com o usuário.

Alternativas
Comentários
  • A alternativa "E" viola a oitava heurística de Nielsen que é:

    8-Diálogos simples e naturais:  Deve-se apresentar exatamente a informação que o usuário precisa no momento, nem mais nem menos.

  • Segundo Pressman, os princípios para projeto de interfaces do usuário incluem:
    (1) Definir modos de interação para não forçar um usuário a realizar ações desnecessárias ou indesejadas (2) Proporcionar interação flexível (3) Possibilitar que a interação de usuário possa ser interrompida e desfeita (letra c) (4) Simplificar a interação à medida que os níveis de competência avançam e permita que a interação possa ser personalizada (5) Ocultar os detalhes técnicos de funcionamento interno do usuário casual (6) Projetar para interação direta com objetos que aparecem na tela (7) Reduzir a demanda de memória recente (letra a) (8) Estabeleçer defaults significativos (letra d) (9) Definir atalhos significativos (10) O layout visual da interface deve se basear na metáfora do mundo real (letra b) (11) Revelar as informações de maneira progressiva (12) Permita ao usuário inserir a tarefa atual em um contexto significativo (13) Mantenha a consistência ao longo de uma família de aplicações e (14) Se modelos interativos anteriores tiverem criado expectativa nos usuários, não fala alterações a menos que haja uma forte razão para isso.
    (Fonte: Engenharia de Software - Uma abordagem Profissional, Roger Pressman, 7 ed, Cap 11)
  • Excelente o comentário da Lucienne, acima!
    Só relacionando o quesito posto por ela mesma à alternativa INCORRETA (a ser marcada) da questão:

    Requisito de usabilidade do Pressman: (11) Revelar as informações de maneira progressiva torna a alternativa E errada, já que a mesma põe que os sistemas devem mostrar informações completas a priori, quando na verdade deve relevar as informações mais importantes,  primeiramente, e ir aumentando o nível de detalhes progressivamente.

    Bons estudos! 
  • Interruptível: adjetivo, Que não sofre interrupção; sem paralisações; que não pode ser cessado ou suspenso.

    c) Permitir que a interação com o usuário seja interruptível e possa ser desfeita (undo).

    O certo não seria: Possibilite que a interação de usuário possa ser interrompida e desfeita.