SóProvas


ID
440887
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ANATEL
Ano
2009
Provas
Disciplina
Contabilidade Geral
Assuntos

Acerca de tópicos relacionados ao patrimônio e ao resultado das
empresas, julgue os itens a seguir.

Se as exigibilidades de uma empresa são constituídas integralmente por passivos monetários, então, quanto maior for a aceleração inflacionária, melhor será a situação patrimonial dessa empresa.

Alternativas
Comentários
  • Esta até meu filho cert,,,,,, o agente passívo são dívidas, e quando maior + juros + aumenta 
  • fonte: http://www.portaldecontabilidade.com.br/ibracon/pronunciamento24_04.htm 

    Conceito de ativos e passivos monetários e não monetários

    35. Os ativos monetários são aqueles expressos em moeda ou os que serão transformados em moeda cujo valor é dado pelo valor nominal de títulos ou documentos que os suportam, como as disponibilidades em dinheiro ou em bancos, contas a receber representadas por duplicatas, faturas ou outros títulos, empréstimos a receber, depósitos etc.

    36. Os passivos monetários, similarmente, são as contas a pagar a fornecedores, empreiteiros, os impostos a recolher, os salários e encargos, os empréstimos e financiamentos e outros passivos provisionados cujos valores são também representados por faturas, notas, contratos, guias de recolhimento e outros títulos ou documentos que os suportam e serão quitados em moeda cujo valor pode estar ou não sujeito a atualizações. Os ativos e passivos monetários têm, assim, a característica de itens que estão expostos aos efeitos da inflação, em face da variação do poder aquisitivo da moeda.

    37. Os ativos não monetários são os bens ou direitos, na maioria das vezes representados por itens com existência física que têm substância econômica própria, independentemente do valor de custo ou valor original de sua aquisição. De fato, tais itens, por essas características, têm seu valor econômico regulado basicamente pelo mercado. São exemplos de itens não monetários as contas do imobilizado e suas depreciações, os investimentos, o ativo diferido, os estoques, os adiantamentos a fornecedores e de clientes e os resultados de exercícios futuros.
  • Não entendi esta questão, será que alguém poderia dar uma explicação mais clara??
    Valeuuu
    Bons estudos

  • Os itens patrimoniais(elementos do ativo e passivo)podem ser monetários e não monetários.Os itens monetários correspondem àqueles direitos a serem recebidos  e obrigações(passivo) a serem liquidadas em dinheiro e os não monetários são aqueles representados por ativos e passivos que não serão recebidos ou liquidados em dinheiro.
    Em um processo inflacionário,os itens monetários de uma entidade são aqueles que sofrem um grande impacto,provocando ganhos ou perdas no patrimônio.Imagine que a empresa Alfa tenha efetuado,no mês de março de 2011, a venda de mercadorias  no valor de R$ 350,00,a prazo,a ser quitada mediante o pagamento de duplicatas pelo credor.Em decorrência da perda do poder de compra da moeda gerada pela inflação,o valor a ser recebido pela entidade(valor real) será inferior àqueles descritos nas duplicatas(valor nominal),gerando perda para a mesma.Outra situação hipotética a ser considerada,com o mesmo cenário inflacionário anterior é a constituição de uma dívida com fornecedores,no dia 02 de março de 2011,pela tal empresa  no valor de R$ 1.000,00;o valor a ser recebido pelo fornecedor(valor real) será  igual ou menor ao valor nominal da dívida,gerando uma perda para o fornecedor,no entanto,gerará um ganho à empresa em decorrência da diminuição do valor da dívida,propiciando uma melhora na situação líquida patrimonial pela diminuição da dívida.

    Assertiva CORRETA.

  • Exigibilidades de acordo com o IBRACON NPC 09:
    Exigibilidades são obrigações assumidas por uma entidade (ou indivíduo) de entregar a terceiros parte do seu ativo ou lhes prestar serviços. Passivos exigíveis são aquelas obrigações que podem ser objeto de mensuração monetária. São, ainda, obrigações futuras resultantes de transações completadas.
    Como conceito em mãos fica mais facil compreender.
    Bons Estudos!


  • Em síntese.

    Itens monetários: direitos e obrigações a serem recebidos e liquidados em bufunfa, dindim! Eles perdem o valor quando expostos à inflação. Assim:

    Um ativo monetário exposto à inflação piora a situação da empresa, que apenas recebe o valor nominal, defasado (ultrapassado).
    Já o passivo monetário exposto à inflação melhora a situação da empresa, pois agora a empresa só paga o valor nominal, ou seja, melhora a sua situação patrimonial.

    Valor nominal: aquele que não considera a evolução dos preços na inflação.

    Se eu estiver errada, por favor, me corrijam.

     

  • GABA CERTO

    Passivo é representado por Grau decrescente de exigibilidade, a inflação pode ser um ganho para a empresa no caso de uma compra parcelado, nesse caso quem perde é o fornecedor,então quanto MAIOR for a aceleração inflacionária MELHOR será a situação patrimonial dessa empresa (pois poderá lucrar mais ajustando o valor dos ativos)

     

    Bons estudos!!!

  • correto, quanto maior a inflação, maior é a perda de valor dos itens monetários, tanto para ativos quanto para passivos.

  • concordo com o gabarito, mas é engraçado pq o passivo abaixa e o ativo para pagar esse passivo menor tbm é mais baixo. Fica meio que elas por elas.