SóProvas


ID
44260
Banca
ESAF
Órgão
Receita Federal
Ano
2009
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Recentemente, a imprensa divulgou uma proposta de financiar as universidades por meio da Lei de Incentivos Fiscais. Seriam permitidas deduções do Imposto de Renda de entidades que investirem em bolsas de estudo, reformas, pesquisas e outras ações. A proposta seguiria o mesmo princípio da Lei Rouanet, que já garante isenção de tributos para empresários que destinam seus impostos a atividades culturais e esportivas. Fica difícil decifrar o que está por trás desse projeto. Aos desavisados, a proposta soará como ideia brilhante que salvaria a pesquisa e o ensino superior do Brasil. Aos conhecedores das motivações escusas da política cultural vigente, fica a dúvida: a trama pode estar envolta em ingenuidade e boa-fé, mas pode também ser fruto de estratégias voltadas à privatização total e definitiva do ensino superior, cada vez mais tratado como mercadoria.

(Jorge Antunes, "O financiamento das universidades e a tramóia dos privatistas". Correio Braziliense, 16/3/2009, p. 13, adaptado)

Sobre a proposta de financiar as universidades por meio da Lei de Incentivos Fiscais, depreende-se do texto acima que

Alternativas
Comentários
  • LETRA D

    Pois, combina perfeitamente com este trecho do texto: "Fica difícil decifrar o que está por trás desse projeto". 

  • LETRA D

     d) não está claro qual é o verdadeiro propósito de tal proposta e não vai ser fácil descobrir que interesses estão por trás dessa ideia.

    O texto diz: "Fica difícil decifrar o que está por trás desse projeto".

     

    Anaisando as demais assertivas:

     

    (A) - O texto não deixa claro que o dinheiro será desviado para outras finalidades, diz apenas que tal manobra conota a privatização do ensino superior. Embora mencione o termo "motivações escusas" não especifica "desvio".

    (B) Os desavidos apenas "acham" que é uma forma de salvar as universidades e não "buscam".

     

    (C) Justamente o contrário.

     

    (E) O texto diz que é difícil decifrar o real sentido do projeto, não se pode afirmar nada.