SóProvas


ID
44263
Banca
ESAF
Órgão
Receita Federal
Ano
2009
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

O exame da linguagem corrente hoje no Brasil constata uma curiosa oposição entre os termos sociedade e social. Isso ocorre, em particular, no seu uso por parte de empresários, políticos e jornalistas - para começarmos por uma caracterização profissional. Mas também sucede, para passarmos a uma determinação política, que, porém, se sobrepõe à primeira, por parte dos setores mais à direita. Estes últimos anos, no discurso dos governantes ou no dos economistas, "a sociedade" veio a designar o conjunto dos que detêm o poder econômico, ao passo que "social" remete, na fala dos mesmos governantes ou dos publicistas, a uma política que procura minorar a miséria.

(Renato Janine, em: http://www.renatojanine.pro.br/Livros/asociedade.html)

A compreensão correta da oposição apresentada no texto acima cria correlação com o par opositivo:

Alternativas
Comentários
  • RESPOSTA LETRA D
    A "sociedade" veio a designar o conjunto dos que detêm o poder econômico, ao passo que "social" remete, na fala dos mesmos governantes ou dos publicistas, a uma política que procura minorar a miséria.
    Logo, a correlação de ideias é que " sociedade" remete à elite econômica e "social" remete às classes pobres
  • Não entendi... alguém pode me explicar?

  • Alternativa D -  O texto trata da distinção entre  classes ou diferenças econômicas, pois ao confrontar sociedade e social percebemos que as pessoas que detêm um bom poderio econômico é incluso na SOCIEDADE  , no entanto os que não pertencem a esse sistema simplismente  são   pessoas comuns pertencentes ao SOCIAL . Logo, depreendemos do texto que a elite econômica ( sociedade ) é oposto de classes pobres ( social ) dentro do contexto. 

    Por isso a alternativa D é mais coerente.

  • Complementando...

     

    A correlação adequada ocorre entre o par positivo "sociedade" e "social", indicando a oposição entre a "elite econômica" e as "classes pobres". Conforme o texto, a "sociedade" engloba os que detêm o poder econômico, em contraposição à população " social menos favorecida", público-alvo das políticas do governo que objetivam reduzir a miséria. Portanto, levando em conta o contexto, a única opção possível é a letra (D).

     

    FONTE: Quebrando a banca: Português ESAF / Fabiano Sales, Fernando Pestana. – 1. Ed – Rio de Janeiro: Forense; São Paulo: MÉTODO, 2017.

     

    bons estudos