-
Transição demográfica é um conceito que descreve a dinâmica do crescimento populacional, decorrente dos avanços da medicina, urbanização, desenvolvimento de novas tecnologias, taxas de natalidade e outros fatores.
-
gaba: errado
Fase 1
Fase com elevadas taxas de natalidade compensadas por altas taxas de mortalidade. Muitas crianças morreram antes de atingir a idade adulta, e as doenças e fomes foram generalizadas. A expectativa de vida foi menor do que hoje, mas, em média, mais crianças nasceram para cada mãe. Esta etapa ocorre antes do processo de industrialização/urbanização. O crescimento vegetativo é equilibrado. Nessa época não existiam métodos contraceptivos e as condições de saúde eram precárias
fonte:https://pt.wikipedia.org/wiki/Transi%C3%A7%C3%A3o_demogr%C3%A1fica
-
A questão descreveu mais ou menos a terceira etapa da transição (porque a redução da mortalidade acontece na segunda etapa) uma breve explicação:
1 etapa: equilíbrio entre nascimentos e mortes (ambas muito altas). aí, tudo é precário: desde o planejamento familiar até as condições sanitárias (ex: europa pré-industrial)
2 etapa: aceleração demográfica (simplesmente por conta da redução da mortalidade, consequência de alguns avanços nas condições sociais)
3 etapa: redução da natalidade, à medida que o país vai atingindo o desenvolvimento
4 etapa: quando as taxas de natalidade e mortalidade se equilibram. mesmo suscetíveis a oscilações, diz-se que, então, há o "controle demográfico".
(Brasilescola)
-
gab errado -A primeira etapa da revolução demográfica — conhecida por transição demográfica — caracteriza-se pela ocorrência de baixas taxas de natalidade e mortalidade, resultando em baixíssimo crescimento populacional (isso é verdade, pois há uma alta na natalidade e mortalidade, além disso, ela é baixa, mas positiva- procure o gráfico da transição demográfica e verá que a natalidade está em cima da mortalidade)
--------------
A primeira fase se caracteriza pelas altas taxas de natalidade e mortalidade
A primeira etapa é conhecida com pré-industrial ou pré-transição
- Transição demográfica é todo o processo, ou seja, inclui as quatro fases: são as mudanças nos patamares de natalidade e mortalidade em fases cíclicas
-
1) Altas taxas de natalidade e mortalidade.
-
A primeira etapa da revolução demográfica; PRÉ- TRANSIÇAO
ELEVADO NUMEROS DE NASCIMENTO E MORTES[
PMAL 2031
-
- 1 Fase- Pré-transição: A primeira fase da transição demográfica, também chamada de pé-transição, ocorre quando há um certo equilíbrio entre as taxas da natalidade e mortalidade, porém ambas com valores muito altos. Nesses casos, são sociedades que contam com um baixo desenvolvimento econômico e social, onde nascem muitas pessoas anualmente e, ao mesmo tempo, perdem-se muitas vidas em razão de epidemias, baixa expectativa de vida e precárias condições sanitárias. Um cenário como esse pôde ser visto na Europa na fase inicial de sua industrialização. 2 fases- Aceleração ou exploração demográfica: Na segunda fase ocorre aquilo que muitos denominam por explosão demográfica, o crescimento acentuado da população em um curto período de tempo. Mas a teoria da transição demográfica demonstra que esse processo não ocorre pelo aumento das taxas de natalidade, e sim pela diminuição brusca das taxas de mortalidade, em razão das melhorias sociais em termos de saúde, saneamento, acesso à água e outros fatores. 3 fases- Desaceração demográfica: À medida que as sociedades se desenvolvem, a tendência geral é haver uma redução nas taxas de natalidade, o que se explica pela difusão do planejamento familiar, a inclusão da mulher no mercado de trabalho, a intensiva urbanização (no campo, as taxas de fecundidade são sempre maiores), entre outros fatores. Por esse motivo, há um gradativo processo de declínio do número de nascimentos, o que acontece em uma velocidade inferior à queda da mortalidade. 4- fases- Estabilização demográfica: A estabilidade demográfica é atingida quando as taxas de natalidade e mortalidade finalmente se equilibram, mantendo patamares que, embora possam apresentar oscilações conjunturais, mantêm-se em médias muito baixas. Nesse cenário, diz que há um total controle do crescimento demográfico.
-
Fase 01 – Regime demográfico clássico pré-industrial : taxas de natalidade e mortalidade elevadas, com uma pequena redução nessa última; crescimento vegetativo controlado.
Fase 02 – Explosão demográfica: taxas de natalidade ainda muito altas e queda brusca das taxas de mortalidade, com o consequente aumento no crescimento vegetativo; população jovem.
Fase 03 – Transição demográfica: queda nas taxas de natalidade acompanhando a queda nas taxas de mortalidade; crescimento vegetativo reduz-se aceleradamente; população adulta.
Fase 04 – Regime demográfico moderno: estabilização demográfica; baixo crescimento vegetativo e controle nas taxas de mortalidade e natalidade; envelhecimento da população.