-
Não concordo que seja no seculo XV, alguém puder explicar o gabarito fico muito agradecido.
-
As Grandes Navegações, também conhecidas como Expansão Marítima, foram o processo de exploração e navegação do Oceano Atlântico que se iniciou no século XV e estendeu-se até o século XVI. Nesse período, os europeus descobriram novos caminhos marítimos para alcançar a Ásia. Além disso, chegaram pela primeira vez a terras até então desconhecidas por eles, como o continente americano, local ao qual chegaram em 1492.
-
O período das grandes navegações corresponde ao mercantilismo, cujas principais características são: intervenção estatal na economia, o pacto colonial (comercio direto metrópole-colônia). Indo de encontro a essa face, esses fatores contradizem os princípios capitalistas e liberais que estão fundados no "Estado mínimo", a livre iniciativa e livre concorrência. Desse modo, acredito que o enunciado da questão não foi bem desenvolvido e ainda agrega uma contradição evidente.
-
"Inserção do país no nascente capitalismo europeu do século XV e XVI"
Seculo XV e XVI nao existia um pais, e sim uma terra tomada por indios que a partir do sec XVI foi "colonizada" por portugueses, como pode a questão afirmar que existia um país e estar certa?
-
Isso ocorreu NO século XVI no Brasil e não no século XV o gabarito da questão está totalmente equivocado .
-
A questão trata de espaço geográfico. O território brasileiro começou a tomar forma em 1494 (Século XV) com o tratado de Tordesilhas, nesse período, mesmo ainda não sendo uma colônia, já participava da economia da Europa, Portugal explorava e vendia pra outros países do continente.
-
seria as "capitanias hereditárias" a resposta pra a questão estar correta?