SóProvas


ID
444058
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRE-GO
Ano
2009
Provas
Disciplina
Sistemas Operacionais
Assuntos

Em relação as arquiteturas de grid utilizadas por alguns fabricantes de bancos de dados, julgue os itens subsequentes.

I As arquiteturas de grid utilizadas por alguns fabricantes de bancos de dados permitem que sejam agrupados um amplo número de servidores, armazenamento e redes em um recurso computacional flexível sob-demanda para as necessidades computacionais de uma organização.

II Em nível mais alto, a ideia de grid computing é a implementação de um utilitário em que o usuário não se preocupe onde os dados estão ou que computador executa uma requisição.

III Clustering é uma tecnologia utilizada para criar infraestruturas de grid. Os grids podem consistir de vários clusters.

IV Um grid presupõe que todos os servidores nele estão executando o mesmo conjunto de aplicações. As aplicações podem ser agendadas e migradas entre os diferentes servidores do grid.

V A utilização de grid para bancos de dados é possível em função de um banco de dados ter estruturas lógicas e estruturas físicas. Como ambos os tipos de estruturas são separadas, o armazenamento físico dos dados pode ser gerenciada sem afetar o acesso às estruturas de armazenamento lógico.

A quantidade de itens certos é igual a

Alternativas
Comentários
  • Também concordo que a IV é a que está errada!
  • A assertiva errada é a IV. a I esta perfeita, uma das grandes vantagens do GRid é justamente a computação sob demanda
  • Quando existe um compartilhamento de recursos gerenciado por um único sistema, temos um cluster. O grid, por definição, não deve ter um controle único centralizado.

    Para facilitar a análise, é possível citar alguns termos que permite diferenciar grid de cluster. Um grid pressupõe: a.) Heterogeneidade: o ambiente em que está o grid deve ser o mais amplo e heterogêneo possível. b.) Colaboração: todos os agentes de um grid devem permitir a colaboração entre seus recursos. c.) Coordenação: cada recurso deve manter uma estrutura independente de coordenação, mas integrados aos demais membros do grid e coodenados por um centralizador de operações. O ideal é que haja um pequeno número de grandes servidores. Desta forma, realocar os recursos dinamicamente é um trabalho mais fácil de se realizar do que manter diversos e pequenos servidores dispersos pela rede. d.) Compartilhamento de Recursos: os recursos do grid devem ser conhecidos e compartilhados na rede. Este compartilhamento deve seguir regras e padrões adotados no grid. Os recursos devem ser dinamicamente realocados atendendo às solicitações das aplicações. Isso quer dizer que, em caso de pico de utilização, os recursos devem ser dirigidos para atender as solicitações e, assim que esta necessidade for atendida e o processamento for concluído, estes mesmos recursos devem estar disponíveis para outras requisições. e.) Organizações Virtuais: são grupos de recursos e/ou pessoas que possuem um objetivo comum e podem se reunir em torno do grid para troca e complemento de informações. Isso faz com que haja uma quebra entre os recursos e suas aplicações

    http://www.ufrgs.br/niee/eventos/CBCOMP/2004/mini_curso/MiniCurso%2005.pdf

     

  • I-Correta

    II-Correta

    III-Correta

    Clustering é uma das tecnologias utilizadas para criar a infra-estrutura de grid. Os clusters simples possuem recursos estáticos usados para determinados aplicativos por determinados proprietários. Já as grids, que podem consistir em vários clusters, são pools de recursos dinâmicos que podem ser compartilhados por muitos aplicativos e usuários diferentes.

    IV-Errada

    Uma grid não pressupõe que todos os servidores estejam executando o mesmo conjunto de aplicativos. Os aplicativos podem ser programados e migrados entre os servidores da grid.

    V-Errada

    Um banco de dados Oracle tem uma estrutura física e lógica. Como essas estruturas no servidor são separadas, o armazenamento físico dos dados pode ser gerenciado sem afetar o acesso às estruturas lógicas de armazenamento.

     

    https://www.devmedia.com.br/artigo-sql-magazine-8-entrevista-elizabeth-de-almeida/5165

    profesores.cengage.com.br/downloadCapituloParcLivro.do;jsessionid...?id=103911