"O conceito de Core Competence (que em português poder ser designado por Competência Nuclear) surgiu pela primeira vez em 1990, na Harvard Business Review, num artigo intitulado "The Core Competence of the Corporation" (...)" Segundo Gary Hamel e C. K. Prahalad, "Core Competence designa as competências estratégicas, únicas e distintivas de uma organização que lhe conferem umavantagem competitiva intrínseca e, por isso, constituem os factores chave de diferenciação face aos concorrentes."
Fonte: http://www.knoow.net/cienceconempr/gestao/corecompetence.htm
Acho que o "seletivas" tem a ver com essa distinção e o fato de serem competências únicas.
O conceito de competência gerencial:
Não se reduz ao saber, nem tampouco ao saber fazer, mas sim à sua capacidade de mobilizar e aplicar esses conhecimentos e capacidades numa condição particular, aonde se colocam recursos e restrições próprias à situação específica”. A competência se situa na mobilização dos recursos em situações adequadas de utilização.
(RUAS, 2001, p. 4).
O conceito de competência organizacional:
Competências Organizacionais: são competências coletivas, que aparecem sob a forma de processos de produção e/ou atendimento, nos quais estão incorporados conhecimentos tácitos e explícitos, sistemas e procedimentos de trabalho, entre outros elementos menos visíveis como princípios, valores e culturas dominantes na organização. Estas competências estariam presentes em todas as áreas da organização, em formas e intensidades diferentes;
Competências Organizacionais Básicas: são as competências coletivas que se desdobram em todo o espaço organizacional e que contribuem decisivamente para a sobrevivência da organização, porém, não para a sua diferenciação;
Competências Organizacionais Seletivas: são competências coletivas que geram diferenciação. Este conceito segue o mesmo princípio conceitual de core competence.
(RUAS, 2005)