SANÇÕES
A lei estabelece sanções de natureza administrativa (perda da função da função pública, proibição de contratar com o Poder Público), civil (indisponibilidade dos bens, ressarcimento ao erário, multa civil) e política (suspensão dos direitos políticos).
OBS.: Não cuida de sanções penais (o único crime previsto na Lei, em seu art. 19 é a representação por ato de improbidade contra agente público ou terceiro beneficiário, quando o autor da denúncia o sabe inocente).
As penalidades previstas na Lei 8429/92 são aplicadas independentemente de outras sanções, previstas em outras leis. Muitos dos atos descritos como atos de improbidade administrativa na Lei 8429/92 coincidem com tipos penais, ou seja, constituem crimes, previstos nas leis penais, devendo o agente responder pela lei 8429/92 e processo criminal.
O objeto da ação de improbidade administrativa é a punição do agente, não a anulação do ato ou contrato. Para esse fim – anulação do ato ou contrato – devem ser utilizadas as vias apropriadas, como a ação popular, a ação civil pública etc.
GABARITO LETRA C
LEI Nº 8429/1992 (DISPÕE SOBRE AS SANÇÕES APLICÁVEIS AOS AGENTES PÚBLICOS NOS CASOS DE ENRIQUECIMENTO ILÍCITO NO EXERCÍCIO DE MANDATO, CARGO, EMPREGO OU FUNÇÃO NA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA DIRETA, INDIRETA OU FUNDACIONAL E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS)
ARTIGO 21. A aplicação das sanções previstas nesta Lei independe:
I - da efetiva ocorrência de dano ao patrimônio público, salvo quanto à pena de ressarcimento;