SóProvas


ID
446683
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SERPRO
Ano
2008
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

Julgue os itens a seguir, relativos a agentes ambientais e mapa de risco.

Desenhado sobre a planta baixa da empresa, o mapa de risco é uma representação gráfica de um conjunto de fatores presentes nos locais de trabalho e serve para a conscientização e a informação dos trabalhadores, devido à fácil visualização dos riscos existentes na empresa.

Alternativas
Comentários
  • Uma portaria do Departamento Nacional de Segurança e Saúde do Trabalhador (DNSST), em vigor desde dezembro de 1992, tornou obrigatória a elaboração de Mapas de Risco pelas CIPAs, nas empresas. O Mapa de Risco é um levantamento dos pontos de risco nos diferentes setores das empresas. É a identificação de situações e locais potencialmente perigosos.
    A partir de uma planta baixa de cada seção são levantados todos os tipos de riscos, classificando-os por grau de perigo: pequeno, médio e grande. Estes tipos são agrupados em cinco grupos, classificados por cores diferentes. A idéia é que os funcionários de cada seção apontem aos cipeiros os principais problemas. Além de detectar os problemas, o Mapa de Risco deve sugerir alterações que eliminem ou amenizem o risco iminente.
    Após receber o levantamento, a empresa terá 30 dias para analisar e negociar com os membros da CIPA ou do Departamento de Segurança e Medicina do Trabalho (SESMT), se houver, prazos para providenciar as alterações propostas. Caso estes prazos sejam descumpridos, a CIPA deverá comunicar à Delegacia Regional do Trabalho. Portanto, é tarefa dos cipeiros classistas e combativos elaborar um mapa de risco completo e eficiente. 
  • Abaixo informações sobre as simbologias nos mapas de riscos: