SóProvas


ID
447307
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPE-RR
Ano
2008
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

A fim de comprar carteiras escolares para as escolas do
município, o prefeito de determinada cidade contratou, sem
licitação, uma empresa especializada pertencente a seu amigo.
O prefeito alegou que a empresa tem longa experiência no setor
de carteiras escolares e que os valores cobrados estão compatíveis
com o preço de mercado, razão pela qual não seria necessário o
processo licitatório.

Considerando essa situação e os princípios que regem a
administração pública, julgue os itens de 55 a 58.

Se a empresa realmente for especializada e os preços estiverem compatíveis com o preço cobrado pelas concorrentes, a referida contratação terá sido regular, e estará em consonância com os princípios que regem a administração pública.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito ERRADO

    Ele deve seguir os 4 requisitos exigidos pela lei 8.666 relativamente às dispensas de licitação:
     

    Art. 26. As dispensas previstas nos §§ 2o e 4o do art. 17 e no inciso III e seguintes do art. 24, as situações de inexigibilidade referidas no art. 25, necessariamente justificadas, e o retardamento previsto no final do parágrafo único do art. 8o desta Lei deverão ser comunicados, dentro de 3 (três) dias, à autoridade superior, para ratificação e publicação na imprensa oficial, no prazo de 5 (cinco) dias, como condição para a eficácia dos atos.

    Parágrafo único.  O processo de dispensa, de inexigibilidade ou de retardamento, previsto neste artigo, será instruído, no que couber, com os seguintes elementos:

       I - caracterização da situação emergencial ou calamitosa que justifique a dispensa, quando for o caso;

       II - razão da escolha do fornecedor ou executante;

       III - justificativa do preço.

       IV - documento de aprovação dos projetos de pesquisa aos quais os bens serão alocados

    bons estudos

  • Acredito que a questão versava exclusivamente sobre princípios, sendo desnecessária a análise quanto à inexigibilidade e dispensa de licitação.

    O enunciado afirma que o prefeito contratou sem licitação uma empresa "pertencente ao seu amigo", que, na minha visão, trata-se de ofensa ao princípio da impessoalidade. Sendo assim, a contratação sem licitação nesta situação seria ilegal. 

     

    Bons estudos.

  • LICITAR É OBRIGAÇÃO DA ADMINISTRAÇÃO DIRETA, OS FUNDOS ESPECIAIS, AS AUTARQUIAS, AS FUNDAÇÕES PÚBLICAS, AS EMPRESAS PÚBLICAS, AS SOCIEDADES DE ECONOMIA MISTA E DEMAIS ENTIDADES CONTROLADAS DIRETA OU INDIRETAMENTE PELA UNIÃO, ESTADOS, DF E MUNICÍPIOS.

  • Dispensa de licitação é a possibilidade de celebrar um contrato entre a Administração e o particular diretamente, sem o processo de licitação.

    A lei 8666/93 apresenta em seu artigo 24, um rol taxativo (hipóteses restritas) em que se permite a dispensa de licitação. 

    A questão em tela não se encontra no rol.

    Gabarito Errada

  • Não há esta possibilidade para DISPENSA e não há critérios para INEXIGIBILIDADE, deveria ter LICITADO.

  • GABARITO: Errado

    Fere-se os princípios da impessoalidade e da moralidade (art. 3º, da Lei 8.666/93)

    Art. 3º A licitação destina-se a garantir a observância do princípio constitucional da isonomia, a seleção da proposta mais vantajosa para a administração e a promoção do desenvolvimento nacional sustentável e será processada e julgada em estrita conformidade com os princípios básicos da legalidade, da impessoalidade, da moralidade, da igualdade, da publicidade, da probidade administrativa, da vinculação ao instrumento convocatório, do julgamento objetivo e dos que lhes são correlatos.