-
Poder Disciplinar para punir servidores ou particulares envolvidos com administração pública.
Poder de Policia para punir particulares.
-
Policial burro. Vai se queimar por causa de um show de pagode.
-
GABARITO: CERTO. Poder disciplinar é a prerrogativa conferida ao Estado para apurar infrações e APLICAR PUNIÇÕES aos seus próprios servidores ou aos particulares vinculados à Administração. Em regra, toda punição deve ser motivada e com instauração de um PROCESSO ADMINISTRATIVO que assegure o contraditório e a ampla defesa.
-
Certo!
A questão está certinha. Com base no poder disciplinar, o superior hierárquico têm o poder-dever de punir internamente as infrações funcionais de seus servidores.
-
Questão parece meio fora da realidade,mas diz respeito a famosa "carteirada".
-
Certo. Punição.
-
nao concordo..
....resolva instaurar processo administrativo visando puni-lo....
pra mim isso poder hierarquico.... Está fiscalizando a conduta do agente...
A aplicacao da penalidade será exercida através do poder disciplinar!
-
fiquei na dúvida pois seria primeiro poder hierárquico e com a posterior sanção caberia o poder disciplinar, mas é isso ai
-
CONCEITOS MUITO PARECIDOS,PODER DISCIPLINAR E PODER HIERARQUICO.
GABARITO:CERTO
-
A FAMOSA CARTEIRADA
-
Determinado policial civil, valendo-se da prerrogativa que o cargo lhe assegura, ingressou em uma casa de espetáculos, na qual iria ocorrer um show de pagode, sem pagar o ingresso correspondente, sob o argumento de que, por ser policial, tem livre acesso a locais públicos e privados.
Tendo como referência a situação descrita acima, relativo a poderes e atos administrativos, é correto afirmar que:
Na situação descrita, se o policial tivesse entrado no local a fim de investigar um crime, estaria exercendo o poder de polícia JUDICIÁRIA.
Caso o superior hierárquico desse policial, após analisar os fatos, resolva instaurar processo administrativo visando puni-lo, estará exercendo o poder disciplinar.