SóProvas


ID
448003
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
HEMOBRÁS
Ano
2008
Provas
Disciplina
Direito Civil
Assuntos

Suponha que um motorista da HEMOBRAS, conduzindo
veículo da empresa em notório estado de embriaguez, envolva-se
em acidente automobilístico na cidade de Goiânia, ocasionando
lesão corporal grave em menor incapaz (com idade de seis anos)
ali domiciliado e órfão de pai e mãe.

Considerando a situação hipotética apresentada, julgue os itens
a seguir.

Supondo-se que o acidente tenha ocorrido em 27 de julho de 2008 e que seja aplicável ao caso prescrição de três anos, a ação ajuizada em março de 2015 estará prescrita, sendo viável que o juiz reconheça, de ofício, a prescrição, extinguindo o processo com resolução de mérito.

Alternativas
Comentários
  • Errado, não corre prescrição contra os absolutamente incapazes. Código Civil.  Art. 198. Também não corre a prescrição:
    I - contra os incapazes de que trata o art. 3o;

    Art. 3o São absolutamente incapazes de exercer pessoalmente os atos da vida civil:
    I - os menores de dezesseis anos;


  • Essa questão so não é de direito administrativo.....rsrsrsrs
  • Concordo com o colega acima, essa questão não é de Direito Administrativo.

    No entanto, para fins de conhecimento, vale salientar que não ocorre prescrição contra absolutamente incapaz, como já mencionado. E ainda, fazendo uma intrerpretação da questão, podemos achar outro equívoco. Ora, se o Juíz reconheceu de ofício a prescrição, arquivando o processo, não há de se falar em RESOLUÇÃO DE MÉRITO, visto que sequer foi julgado.

    Se estiver errado, por favor, corrijam!
  • Henrique, como você pediu para te corrigirem caso estivesse errado, vamos lá.

    A prescrição pode ser conhecida de ofício pelo juiz (§5º do art. 219 do CPC) e a sentença seria de mérito (art. 269, inciso IV do CPC).

    "In verbis", os dispositivos mencionados:

    Art. 269. Haverá resolução de mérito: 

    IV - quando o juiz pronunciar a decadência ou a prescrição; (Redação dada pela Lei nº 5.925, de 1º.10.1973)


     

    Art. 219. A citação válida torna prevento o juízo, induz litispendência e faz litigiosa a coisa; e, ainda quando ordenada por juiz incompetente, constitui em mora o devedor e interrompe a prescrição

    § 5º O juiz pronunciará, de ofício, a prescrição.  

  • Só fazendo um pequeno ajuste no comentário acima, prescrição é matéria de ordem pública e pode ser reconhecida de ofício pelo Juiz independente de provocação das partes

    "Art. 219. A citação válida torna prevento o juízo, induz litispendência e faz litigiosa a coisa; e, ainda quando ordenada por juiz incompetente, constitui em mora o devedor e interrompe a prescrição.

    § 5º Não se tratando de direitos patrimoniais, o juiz poderá, de ofício, conhecer da prescrição e decretá-la de imediato.

  • Não corre prescrição contra absolutamente incapazes.

  • Supondo-se que o acidente tenha ocorrido em 27 de julho de 2008 e que seja aplicável ao caso prescrição de três anos, a ação ajuizada em março de 2015 estará prescrita, sendo viável que o juiz reconheça, de ofício, a prescrição, extinguindo o processo com resolução de mérito.

     

    O erro da questão é falar que em 2015 a pretensão estará prescrita. Não! Não estará. O moleque da questão tem 6 anos, logo absolutamente incapaz. Contra os absolutamente incapazes não corre a prescrição.

  • Gabarito: ERRADO

    A prescrição NÃO CORRE contra os ABSOLUTAMENTE INCAPAZES!

  • Além da incapacidade, também não estaria prescrito em razão do fato ser um crime, e a questão nada mencionar sobre sentença definitiva no juízo criminal, conforme art. 200 do CC?