Alternativas
O vírus da AIDS é bastante resistente ao meio externo. Estima- se que ele possa viver por horas fora do organismo humano, o que aumenta o risco de transmissão.
A terapia antirretroviral de alta potência, também conhecida como HAART (Highly Active Antiretroviral Therapy ), após três anos de uso contínuo, elimina o vírus dentro do organismo, promovendo estado de controle e cura da doença.
Denomina-se transmissão vertical do HIV a situação em a criança é infectada pelo vírus da AIDS durante a gestação ou o parto. As medidas preventivas não incluem a suspensão do aleitamento materno.
O diabetes melito, a hipertrigliceridemia e a hipercolesterolemia, decorrentes provavelmente do uso da terapia antirretroviral, devem ser tratados da mesma maneira que em outras circunstâncias clínicas, com dieta, atividade física e, quando necessário, medicamentos.
A dieta deverá ser hipocalórica (20 kcal/kg de peso/dia) e hipolipídica (menos de 20% do valor energético total) para pacientes assintomáticos ou com lipodistrofia, uma síndrome presente em vários pacientes com AIDS, caracterizada por anormalidades metabólicas e de composição corporal.