SóProvas


ID
45043
Banca
ESAF
Órgão
MPOG
Ano
2009
Provas
Disciplina
Legislação Federal
Assuntos

Marque a opção incorreta quanto à contratação por tempo determinado, nos termos da Lei n. 8.745/93.

Alternativas
Comentários
  • a) Art. 3º O recrutamento do pessoal a ser contratado, nos termos desta Lei, será feito mediante processo seletivo simplificado sujeito a ampla divulgação, inclusive através do Diário Oficial da União, prescindindo de concurso público.§ 1o A contratação para atender às necessidades decorrentes de calamidade pública ou de emergência ambiental prescindirá de processo seletivob) Art. 12. O contrato firmado de acordo com esta Lei extinguir-se-á, sem direito a indenizações: I - pelo término do prazo contratual; II - por iniciativa do contratado. III - pela extinção ou conclusão do projeto, definidos pelo contratante.c) Art. 10. As infrações disciplinares atribuídas ao pessoal contratado nos termos desta Lei serão apuradas mediante sindicância, concluída no prazo de trinta dias e assegurada ampla defesa.d) Art. 2º Considera-se necessidade temporária de excepcional interesse público:VI - atividades: d) finalísticas do Hospital das Forças Armadas.e) Art. 16. O tempo de serviço prestado em virtude de contratação nos termos desta Lei será contado para todos os efeitos.
  • Pessoal, por eliminação e lógica da pra matar essa daqui... Basta pensar no absurdo que seria o cara trabalhar por alguns meses e isso não se reverter em benefício de aposentadoria lá pra frente, até porque os temporários contribuem para o regime geral (RGPS) e seria absurdo excluir essa modalidade de trabalho

  • Concordo plenamente com o Alexandre, principalmente pela inconstitucionalidade da opção E:
     
    CR/88:
    Art. 7º São direitos dos trabalhadores urbanos e rurais, além de outros que visem à melhoria de sua condição social:
    XXIV - aposentadoria;
    XXXIV - igualdade de direitos entre o trabalhador com vínculo empregatício permanente e o trabalhador avulso.
     
     
    Art. 201. A previdência social será organizada sob a forma de regime geral, de caráter contributivo e de filiação obrigatória, observados critérios que preservem o equilíbrio financeiro e atuarial, e atenderá, nos termos da lei, a:
    § 7º É assegurada aposentadoria no regime geral de previdência social, nos termos da lei, obedecidas as seguintes condições:
    I - trinta e cinco anos de contribuição, se homem, e trinta anos de contribuição, se mulher;
  • Com certeza a altenativa "e" é a mais errada! Mas "a" está um pouco confusa, pois conforme a lei prescindirá "concurso público", não processo seletivo. Conforme dispõe Art 3º da lei 8745/1993  "Art. 3º O recrutamento do pessoal a ser contratado, nos termos desta Lei, será feito mediante processo seletivo simplificado sujeito a ampla divulgação, inclusive através do Diário Oficial da União, prescindindo de concurso público."

    Alguém pode ajudar!
    Desde já agradeço!
  • Lucas, a resposta está no parágrafo 1° do artigo 3°, já citada por nossa colega, Fernanda Sodré; observe que para  atender às necessidades de CALAMIDADADE PÚBLICA OU DE EMERGÊNCIA AMBIENTAL, o processo seletivo é dispensado.


    Art. 3º O recrutamento do pessoal a ser contratado, nos termos desta Lei, será feito mediante processo seletivo simplificado sujeito a ampla divulgação, inclusive através do Diário Oficial da União, prescindindo de concurso público. § 1o A contratação para atender às necessidades decorrentes de calamidade pública ou de emergência ambiental prescindirá de processo seletivo.

    Bons Estudos!
  • Alguém poderia me explicar por que a letra D está correta?  Diz assim : "Considera-se necessidade temporária de excepcional interesse público as atividades finalísticas do Hospital das Forças Armadas."

    Atividade-fim temporária? Pode isso?
  • Questão desatualizado, conforme se observa do artigo 3º, § 1º da Lei nº 8.745/93:


    A contratação para atender às necessidades decorrentes de calamidade pública, de emergência ambiental e de emergências em saúde pública prescindirá de processo seletivo (Redação dada pela Lei nº 12.314, de 2010).


  • a) Art. 3º O recrutamento do pessoal a ser contratado, nos termos desta Lei, será feito mediante processo seletivo simplificado sujeito a ampla divulgação, inclusive através do Diário Oficial da União, prescindindo de concurso público.

    § 1o A contratação para atender às necessidades decorrentes de calamidade pública ou de emergência ambiental prescindirá de processo seletivo

     

    b) Art. 12. O contrato firmado de acordo com esta Lei extinguir-se-á, sem direito a indenizações:

    I - pelo término do prazo contratual;

    II - por iniciativa do contratado.

    III - pela extinção ou conclusão do projeto, definidos pelo contratante.

     

    c) Art. 10. As infrações disciplinares atribuídas ao pessoal contratado nos termos desta Lei serão apuradas mediante sindicância, concluída no prazo de trinta dias e assegurada ampla defesa.

     

    d) Art. 2º Considera-se necessidade temporária de excepcional interesse público:

    VI - atividades:

    d) finalísticas do Hospital das Forças Armadas.

     

    e) ERRADA Art. 16. O tempo de serviço prestado em virtude de contratação nos termos desta Lei será contado para todos os efeitos.

  • Lei 8.745/93

    Art. 2º Considera-se necessidade temporária de excepcional interesse público:

    I - ... calamidade pública;

    II - ... emergências em saúde pública;

    III - realização de recenseamentos e outras pesquisas de natureza estatística efetuadas pelo IBGE;

    IV - admissão de professor substituto e professor visitante;

    V - admissão de professor e pesquisador visitante estrangeiro;

    VI - atividades:

    a) especiais nas organizações das Forças Armadas para atender à área industrial ou a encargos temporários de obras e serviços de engenharia;

    b) de identificação e demarcação territorial;

    c)  Revogada;

    d) finalísticas do Hospital das Forças Armadas;

    e) de pesquisa e desenvolvimento de produtos destinados à segurança de sistemas de informações, sob responsabilidade do Centro de Pesquisa e Desenvolvimento para a Segurança das Comunicações - CEPESC;

    f) de vigilância e inspeção, relacionadas à defesa agropecuária, no âmbito do Ministério da Agricultura e do Abastecimento, para atendimento de situações emergenciais ligadas ao comércio internacional de produtos de origem animal ou vegetal ou de iminente risco à saúde animal, vegetal ou humana; (Incluído pela Lei nº 9.849, de 1999).

    g) desenvolvidas no âmbito dos projetos do Sistema de Vigilância da Amazônia - SIVAM e do Sistema de Proteção da Amazônia - SIPAM.

    h) técnicas especializadas, no âmbito de projetos de cooperação com prazo determinado, implementados mediante acordos internacionais, desde que haja, em seu desempenho, subordinação do contratado ao órgão ou entidade pública.

    i) técnicas especializadas necessárias à implantação de órgãos ou entidades ou de novas atribuições definidas para organizações existentes ou as decorrentes de aumento transitório no volume de trabalho que não possam ser atendidas mediante a aplicação do art. 74 da Lei no 8.112, de 11 de dezembro de 1990;

    j) técnicas especializadas de tecnologia da informação, de comunicação e de revisão de processos de trabalho, não alcançadas pela alínea i e que não se caracterizem como atividades permanentes do órgão ou entidade;

    l) didático-pedagógicas em escolas de governo; e

    m) de assistência à saúde para comunidades indígenas;

    VII - admissão de professor, pesquisador e tecnólogo substitutos para suprir a falta de professor, pesquisador ou tecnólogo ocupante de cargo efetivo, decorrente de licença para exercer atividade empresarial relativa à inovação.

    VIII - admissão de pesquisador, de técnico com formação em área tecnológica de nível intermediário ou de tecnólogo, nacionais ou estrangeiros, para projeto de pesquisa com prazo determinado, em instituição destinada à pesquisa, ao desenvolvimento e à inovação;

    IX - combate a emergências ambientais, na hipótese de declaração, pelo Ministro de Estado do Meio Ambiente, da existência de emergência ambiental na região específica.

    X - admissão de professor para suprir demandas decorrentes d...

    XI - admissão de professor para suprir demandas excepcionais decorrentes de programas e projetos de aperfeiçoamento de médicos ...