SóProvas



Questões de Lei nº 8.745 de 1993


ID
45043
Banca
ESAF
Órgão
MPOG
Ano
2009
Provas
Disciplina
Legislação Federal
Assuntos

Marque a opção incorreta quanto à contratação por tempo determinado, nos termos da Lei n. 8.745/93.

Alternativas
Comentários
  • a) Art. 3º O recrutamento do pessoal a ser contratado, nos termos desta Lei, será feito mediante processo seletivo simplificado sujeito a ampla divulgação, inclusive através do Diário Oficial da União, prescindindo de concurso público.§ 1o A contratação para atender às necessidades decorrentes de calamidade pública ou de emergência ambiental prescindirá de processo seletivob) Art. 12. O contrato firmado de acordo com esta Lei extinguir-se-á, sem direito a indenizações: I - pelo término do prazo contratual; II - por iniciativa do contratado. III - pela extinção ou conclusão do projeto, definidos pelo contratante.c) Art. 10. As infrações disciplinares atribuídas ao pessoal contratado nos termos desta Lei serão apuradas mediante sindicância, concluída no prazo de trinta dias e assegurada ampla defesa.d) Art. 2º Considera-se necessidade temporária de excepcional interesse público:VI - atividades: d) finalísticas do Hospital das Forças Armadas.e) Art. 16. O tempo de serviço prestado em virtude de contratação nos termos desta Lei será contado para todos os efeitos.
  • Pessoal, por eliminação e lógica da pra matar essa daqui... Basta pensar no absurdo que seria o cara trabalhar por alguns meses e isso não se reverter em benefício de aposentadoria lá pra frente, até porque os temporários contribuem para o regime geral (RGPS) e seria absurdo excluir essa modalidade de trabalho

  • Concordo plenamente com o Alexandre, principalmente pela inconstitucionalidade da opção E:
     
    CR/88:
    Art. 7º São direitos dos trabalhadores urbanos e rurais, além de outros que visem à melhoria de sua condição social:
    XXIV - aposentadoria;
    XXXIV - igualdade de direitos entre o trabalhador com vínculo empregatício permanente e o trabalhador avulso.
     
     
    Art. 201. A previdência social será organizada sob a forma de regime geral, de caráter contributivo e de filiação obrigatória, observados critérios que preservem o equilíbrio financeiro e atuarial, e atenderá, nos termos da lei, a:
    § 7º É assegurada aposentadoria no regime geral de previdência social, nos termos da lei, obedecidas as seguintes condições:
    I - trinta e cinco anos de contribuição, se homem, e trinta anos de contribuição, se mulher;
  • Com certeza a altenativa "e" é a mais errada! Mas "a" está um pouco confusa, pois conforme a lei prescindirá "concurso público", não processo seletivo. Conforme dispõe Art 3º da lei 8745/1993  "Art. 3º O recrutamento do pessoal a ser contratado, nos termos desta Lei, será feito mediante processo seletivo simplificado sujeito a ampla divulgação, inclusive através do Diário Oficial da União, prescindindo de concurso público."

    Alguém pode ajudar!
    Desde já agradeço!
  • Lucas, a resposta está no parágrafo 1° do artigo 3°, já citada por nossa colega, Fernanda Sodré; observe que para  atender às necessidades de CALAMIDADADE PÚBLICA OU DE EMERGÊNCIA AMBIENTAL, o processo seletivo é dispensado.


    Art. 3º O recrutamento do pessoal a ser contratado, nos termos desta Lei, será feito mediante processo seletivo simplificado sujeito a ampla divulgação, inclusive através do Diário Oficial da União, prescindindo de concurso público. § 1o A contratação para atender às necessidades decorrentes de calamidade pública ou de emergência ambiental prescindirá de processo seletivo.

    Bons Estudos!
  • Alguém poderia me explicar por que a letra D está correta?  Diz assim : "Considera-se necessidade temporária de excepcional interesse público as atividades finalísticas do Hospital das Forças Armadas."

    Atividade-fim temporária? Pode isso?
  • Questão desatualizado, conforme se observa do artigo 3º, § 1º da Lei nº 8.745/93:


    A contratação para atender às necessidades decorrentes de calamidade pública, de emergência ambiental e de emergências em saúde pública prescindirá de processo seletivo (Redação dada pela Lei nº 12.314, de 2010).


  • a) Art. 3º O recrutamento do pessoal a ser contratado, nos termos desta Lei, será feito mediante processo seletivo simplificado sujeito a ampla divulgação, inclusive através do Diário Oficial da União, prescindindo de concurso público.

    § 1o A contratação para atender às necessidades decorrentes de calamidade pública ou de emergência ambiental prescindirá de processo seletivo

     

    b) Art. 12. O contrato firmado de acordo com esta Lei extinguir-se-á, sem direito a indenizações:

    I - pelo término do prazo contratual;

    II - por iniciativa do contratado.

    III - pela extinção ou conclusão do projeto, definidos pelo contratante.

     

    c) Art. 10. As infrações disciplinares atribuídas ao pessoal contratado nos termos desta Lei serão apuradas mediante sindicância, concluída no prazo de trinta dias e assegurada ampla defesa.

     

    d) Art. 2º Considera-se necessidade temporária de excepcional interesse público:

    VI - atividades:

    d) finalísticas do Hospital das Forças Armadas.

     

    e) ERRADA Art. 16. O tempo de serviço prestado em virtude de contratação nos termos desta Lei será contado para todos os efeitos.

  • Lei 8.745/93

    Art. 2º Considera-se necessidade temporária de excepcional interesse público:

    I - ... calamidade pública;

    II - ... emergências em saúde pública;

    III - realização de recenseamentos e outras pesquisas de natureza estatística efetuadas pelo IBGE;

    IV - admissão de professor substituto e professor visitante;

    V - admissão de professor e pesquisador visitante estrangeiro;

    VI - atividades:

    a) especiais nas organizações das Forças Armadas para atender à área industrial ou a encargos temporários de obras e serviços de engenharia;

    b) de identificação e demarcação territorial;

    c)  Revogada;

    d) finalísticas do Hospital das Forças Armadas;

    e) de pesquisa e desenvolvimento de produtos destinados à segurança de sistemas de informações, sob responsabilidade do Centro de Pesquisa e Desenvolvimento para a Segurança das Comunicações - CEPESC;

    f) de vigilância e inspeção, relacionadas à defesa agropecuária, no âmbito do Ministério da Agricultura e do Abastecimento, para atendimento de situações emergenciais ligadas ao comércio internacional de produtos de origem animal ou vegetal ou de iminente risco à saúde animal, vegetal ou humana; (Incluído pela Lei nº 9.849, de 1999).

    g) desenvolvidas no âmbito dos projetos do Sistema de Vigilância da Amazônia - SIVAM e do Sistema de Proteção da Amazônia - SIPAM.

    h) técnicas especializadas, no âmbito de projetos de cooperação com prazo determinado, implementados mediante acordos internacionais, desde que haja, em seu desempenho, subordinação do contratado ao órgão ou entidade pública.

    i) técnicas especializadas necessárias à implantação de órgãos ou entidades ou de novas atribuições definidas para organizações existentes ou as decorrentes de aumento transitório no volume de trabalho que não possam ser atendidas mediante a aplicação do art. 74 da Lei no 8.112, de 11 de dezembro de 1990;

    j) técnicas especializadas de tecnologia da informação, de comunicação e de revisão de processos de trabalho, não alcançadas pela alínea i e que não se caracterizem como atividades permanentes do órgão ou entidade;

    l) didático-pedagógicas em escolas de governo; e

    m) de assistência à saúde para comunidades indígenas;

    VII - admissão de professor, pesquisador e tecnólogo substitutos para suprir a falta de professor, pesquisador ou tecnólogo ocupante de cargo efetivo, decorrente de licença para exercer atividade empresarial relativa à inovação.

    VIII - admissão de pesquisador, de técnico com formação em área tecnológica de nível intermediário ou de tecnólogo, nacionais ou estrangeiros, para projeto de pesquisa com prazo determinado, em instituição destinada à pesquisa, ao desenvolvimento e à inovação;

    IX - combate a emergências ambientais, na hipótese de declaração, pelo Ministro de Estado do Meio Ambiente, da existência de emergência ambiental na região específica.

    X - admissão de professor para suprir demandas decorrentes d...

    XI - admissão de professor para suprir demandas excepcionais decorrentes de programas e projetos de aperfeiçoamento de médicos ...


ID
48946
Banca
CESGRANRIO
Órgão
ANP
Ano
2008
Provas
Disciplina
Legislação Federal
Assuntos

Em relação à legislação que rege o vínculo dos servidores federais tem-se que:

Alternativas
Comentários
  • LEI Nº 8.745, DE 9 DE DEZEMBRO DE 1993. Dispõe sobre a contratação por tempo determinado para atender a necessidade temporária de excepcional interesse público, nos termos do inciso IX do art. 37 da Constituição Federal, e dá outras providências. Art. 1º Para atender a necessidade temporária de excepcional interesse público, os órgãos da Administração Federal direta, as autarquias e as fundações públicas poderão efetuar contratação de pessoal por tempo determinado, nas condições e prazos previstos nesta Lei.Ver texto integral:http://www.planalto.gov.br/CCIVIL/LEIS/L8745cons.htm
  • A lei a que o examinador se refere é a 9.962 22/02/2000 e não 9.662.
  • Essa questão não se refere à Lei 8112, razão pela qual não deveria constar no teor da respectiva disciplina.
  • Foi uma questão de um concurso que constava a lei 8.745/93 (Contratação por Tempo Determinado). Ambas são muio solicitas no concurso do IBGE de pessoal temporário, por exemplo. Os servidores temporários tem regime misto, ou seja, a 8112 é aplicável, com ressalvas, logicamente, bem como a CLT.

  • GAB letra A

    a Lei no 8.745, de 09 de dezembro de 1993, com suas modificações posteriores, se aplica aos servidores temporários, com ressalva de que alguns direitos e deveres previstos na Lei no 8.112, de 11 de dezembro de 1990, com suas modificações posteriores, lhes são aplicáveis, por equivalência legal.


ID
1003873
Banca
CESGRANRIO
Órgão
IBGE
Ano
2010
Provas
Disciplina
Legislação Federal
Assuntos

O presidente de uma fundação pública pretende designar, para exercer cargo em comissão, determinado agente público que se encontra prestando serviços à entidade em decorrência de contrato por tempo determinado, regido pela Lei Federal no 8.745, de 09/12/1993. O setor de recursos humanos da fundação, após consulta à referida Lei, comunicou ao presidente que

Alternativas
Comentários
  • Resposta correta letra 'b."
    Art. 9º O pessoal contratado nos termos desta Lei não poderá:
    I - receber atribuições, funções ou encargos não previstos no respectivo contrato;
    II - ser nomeado ou designado, ainda que a título precário ou em substituição, para o exercício de cargo em comissão ou função de confiança;


ID
1557472
Banca
CETRO
Órgão
MDS
Ano
2015
Provas
Disciplina
Legislação Federal
Assuntos

De acordo com a Lei nº 8.745/1993, que dispõe sobre a contratação por tempo determinado para atender à necessidade temporária de excepcional interesse público, assinale a alternativa que apresenta o tipo de pessoa que não pode ser contratado por essa via.

Alternativas
Comentários
  • Art. 6 E proibida a contratacao, nos termos desta lei, de servidores da Adm direta ou indireta da Uniao, dos estados, do DF e dos municipios, bem como de empregados ou servidores de suas subsidiarias e controladas.


    LETRA B

  • A vedação à contratação de servidores da Adm direta e indireta comporta exceções. Ora, quando há compatibilidade de horários é possivel a contratação de: I - professor substituto nas instituições federais de ensino, desde que o contratado não ocupe cargo efetivo integrante das carreiras de magistério e, também, de II - profissionais de saúde em unidades hospitalares, quando administradas pelo Governo Federal e para atender às necessidades decorrentes de calamidade pública, desde que o contratado não ocupe cargo efetivo ou emprego permanente em órgão ou entidade da administração pública federal direta e indireta. O caso da questão não encontra amparo na exceção.

    Portanto, B

  • Proibida a contratação de servidores da adm direta e indireta, empregados e servidores de subsidiárias e controladoras..

  • LEI 8.745

    Art. 2º Considera-se necessidade temporária de excepcional interesse público:

    I - assistência a situações de calamidade pública;

    II - combate a surtos endêmicos;

    II - assistência a emergências em saúde pública;                       

    II - assistência a emergências em saúde pública;                 

    III - realização de recenseamentos;

    III - realização de recenseamentos e outras pesquisas de natureza estatística efetuadas pela Fundação Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística - IBGE;                       

    IV - admissão de professor substituto e professor visitante;

    V - admissão de professor e pesquisador visitante estrangeiro;

    VI - atividades especiais nas organizações das Forças Armadas para atender a área industrial ou a encargos temporários de obras e serviços de engenharia.

    VI - atividades:                    

    a) especiais nas organizações das Forças Armadas para atender à área industrial ou a encargos temporários de obras e serviços de engenharia;                                       

    b) de identificação e demarcação territorial;  


ID
1602496
Banca
CESGRANRIO
Órgão
IBGE
Ano
2013
Provas
Disciplina
Legislação Federal
Assuntos

Um servidor temporário é acusado de cometer infração disciplinar no curso da sua relação de trabalho.

Nesse caso, os fatos serão apurados mediante,

Alternativas
Comentários
  • sindicância: investigação de algo que a princípio não configure crime e sim uma transgressão ou desvio de conduta que ao final o encarregado pode dar o parecer pelo arquivamento diferente do inquérito policial que só pode pedir arquivamento o titular da denúncia, ou seja, o ministério publico


ID
1768420
Banca
FUNCAB
Órgão
ANS
Ano
2015
Provas
Disciplina
Legislação Federal
Assuntos

A Lei n° 8.745/1993 admite a contratação temporária de excepcional interesse público, assim considerada a situação de emergência em saúde pública. Nesta hipótese, é dispensável processo seletivo, mas o contrato não poderá exceder, persistindo a situação de emergências, ao prazo de :

Alternativas
Comentários
  • Lei 8745/93. 

    Art. 2º Considera-se necessidade temporária de excepcional interesse público:

    II - assistência a emergências em saúde pública; 

    Art. 4o As contratações serão feitas por tempo determinado, observados os seguintes prazos máximos:

    I -6 (seis) meses, nos casos dos incisos I, II e IX do caput do art. 2desta Lei;

    Parágrafo único. É admitida a prorrogação dos contratos:

    VI - nos casos dos incisos I e II do caput do art. 2o desta Lei, pelo prazo necessário à superação da situação de calamidade pública ou das situações de emergências em saúde pública, desde que não exceda a 2 (dois) anos.




  • ****    Art. 4º. As contratações serão feitas por tempo determinado e improrrogável, observados os seguintes prazos máximos: 

         I - seis meses, no caso dos incisos I e II do art. 2º; 

         II - doze meses, no caso do inciso III do art. 2º; 

         III - doze meses, no caso do inciso IV do art. 2º; 

         IV - até quatro anos, nos casos dos incisos V e VI do art. 2º. 

         Parágrafo único. Nos casos dos incisos V e VI, os contratos poderão ser prorrogados desde que o prazo total não ultrapasse quatro anos.

    DESATUALIZADA, SÓ PRORROGA NOS CASOS V, VI.


ID
2487289
Banca
FGV
Órgão
IBGE
Ano
2017
Provas
Disciplina
Legislação Federal
Assuntos

Gabriel foi contratado temporariamente, por processo seletivo simplificado, para a execução de atividades de natureza estatística no IBGE. Após 01 (um) ano, seu contrato foi prorrogado, tendo sido, porém, solicitado que ele mudasse de localidade de trabalho.

Sobre a situação narrada, é correto afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: C

  • LEI Nº 8.745, DE 9 DE DEZEMBRO DE 1993.

    Com relaçao ao prazos:

    Art. 4o As contratações serão feitas por tempo determinado, observados os seguintes prazos máximos:(Redação dada pela Lei nº 10.667, de 2003)   (Prorrogação de prazo pela Lei nº 11.784, de 2008

    I - 6 (seis) meses, nos casos dos incisos I, II e IX do caput do art. 2o desta Lei; (Redação dada pela Lei nº 11.784, de 2008)

    II - 1 (um) ano, nos casos dos incisos III e IV, das alíneas d e f do inciso VI e do inciso X do caput do art. 2º;     (Incluído pela Lei nº 12.425, de 2011)

    III - 2 (dois) anos, nos casos das alíneas b, e do inciso VI do art. 2o; (Redação dada pela Lei nº 12.314, de 2010)

    IV - 3 (três) anos, nos casos das alíneas “h” e “l” do inciso VI e dos incisos VII, VIII e XI do caput do art. 2o desta Lei; (Redação dada pela Lei nº 12.871, de 2013)

    V - 4 (quatro) anos, nos casos do inciso V e das alíneas ag, i do inciso VI do caput do art. 2o desta Lei. (Redação dada pela Lei nº 11.784, de 2008)

    Com relaçao ao restante aplica-se os artigos da lei 8112, com relaçao a direitos.

  • LEI Nº 8.745, DE 9 DE DEZEMBRO DE 1993. (Dispõe sobre a contratação por tempo determinado para atender a necessidade temporária de excepcional interesse público, nos termos do inciso IX do art. 37 da Constituição Federal, e dá outras providências.)

    Art. 2º Considera-se necessidade temporária de excepcional interesse público:

    III - realização de recenseamentos e outras pesquisas de natureza estatística efetuadas pela Fundação Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística - IBGE;

    Art. 4º As contratações serão feitas por tempo determinado, observados os seguintes prazos máximos:

    II - 1 (um) ano, nos casos dos incisos III (IBGE) e IV, das alíneas d e f do inciso VI e do inciso X do caput do art. 2º;

    Parágrafo único. É admitida a prorrogação dos contratos:

    II - no caso do inciso III (IBGE) e da alínea e do inciso VI do caput do art. 2º, desde que o prazo total não exceda a 3 (três) anos (ERRO DA LETRA A);

    Art. 11. Aplica-se ao pessoal contratado nos termos desta Lei o disposto nos arts. 53 e 54; 57 (Dispõe sobre a ajuda de custo - vide abaixo) a 59; 63 a 80; 97; 104 a 109; 110, incisos, I, in fine, e II, parágrafo único, a 115; 116, incisos I a V, alíneas a e c, VI a XII e parágrafo único; 117, incisos I a VI e IX a XVIII; 118 a 126; 127, incisos I, II e III, a 132, incisos I a VII, e IX a XIII; 136 a 142, incisos I, primeira parte, a III, e §§ 1º a 4º; 236; 238 a 242, da Lei nº 8.112, de 11 de dezembro de 1990. (ERRO DA LETRA B)

    -----------------

    LEI Nº 8.112, DE 11 DE DEZEMBRO DE 1990.

    Da Ajuda de Custo

    Art. 53.  A ajuda de custo destina-se a compensar as despesas de instalação do servidor que, no interesse do serviço, (ERRO DA LETRA Epassar a ter exercício em nova sede, com mudança de domicílio em caráter permanente, vedado o duplo pagamento de indenização, a qualquer tempo, no caso de o cônjuge ou companheiro que detenha também a condição de servidor, vier a ter exercício na mesma sede.

    Art. 54. A ajuda de custo corresponderá ao valor de um mês de remuneração (ERRO DA LETRA D) do servidor na origem ou, na hipótese do caput do art. 56, ao valor de uma remuneração mensal do cargo em comissão.

    Art. 57.  O servidor ficará obrigado a restituir a ajuda de custo quando, injustificadamente, não se apresentar na nova sede no prazo de 30 (trinta) dias. (ITEM C CORRETO)

     

  • Em se tratando de servidor temporário, a ele se aplica o regime vazado na Lei 8.745/93. Referido diploma, por seu turno, prevê a incidência de diversos preceitos da Lei 8.112/90, como se depreende da leitura de seu art. 11, in verbis:

    "Art. 11. Aplica-se ao pessoal contratado nos termos desta Lei o disposto nos arts. 53 e 54; 57 a 59; 63 a 80; 97; 104 a 109; 110, incisos, I, in fine, e II, parágrafo único, a 115; 116, incisos I a V, alíneas a e c, VI a XII e parágrafo único; 117, incisos I a VI e IX a XVIII; 118 a 126; 127, incisos I, II e III, a 132, incisos I a VII, e IX a XIII; 136 a 142, incisos I, primeira parte, a III, e §§ 1º a 4º; 236; 238 a 242, da Lei nº 8.112, de 11 de dezembro de 1990.

    Dentre os aludidos dispositivos legais, encontram-se os artigos 53, 54 e 57, que versam acerca do pagamento da ajuda de custo, e que assim preceituam:

    "Art. 53.  A ajuda de custo destina-se a compensar as despesas de instalação do servidor que, no interesse do serviço, passar a ter exercício em nova sede, com mudança de domicílio em caráter permanente, vedado o duplo pagamento de indenização, a qualquer tempo, no caso de o cônjuge ou companheiro que detenha também a condição de servidor, vier a ter exercício na mesma sede.

    § 1o  Correm por conta da administração as despesas de transporte do servidor e de sua família, compreendendo passagem, bagagem e bens pessoais.

    § 2o  À família do servidor que falecer na nova sede são assegurados ajuda de custo e transporte para a localidade de origem, dentro do prazo de 1 (um) ano, contado do óbito.

    § 3o  Não será concedida ajuda de custo nas hipóteses de remoção previstas nos incisos II e III do parágrafo único do art. 36.

    Art. 54.  A ajuda de custo é calculada sobre a remuneração do servidor, conforme se dispuser em regulamento, não podendo exceder a importância correspondente a 3 (três) meses.

    (...)

    Art. 57.  O servidor ficará obrigado a restituir a ajuda de custo quando, injustificadamente, não se apresentar na nova sede no prazo de 30 (trinta) dias."

    Com apoio nesses preceitos normativos, vejamos as alternativas propostas:

    a) Errado:

    Tanto poderia determina a mudança de localidade, que a Lei 8.745/93 é expressa ao determinar a aplicação dos dispositivos da Lei 8.112/90 atinentes à ajuda de custo a ser paga por alteração de localidade. Ademais, a possibilidade de prorrogação do contrato, neste caso específico, também é contemplada no art. 4º, parágrafo único, II, da Lei 8.745/93.

    b) Errado:

    De novo: como visto acima, a Lei 8.745/93 autoriza o pagamento da ajuda de custo, por mudança de localidade, ao determinar a aplicação dos respectivos preceitos da Lei 8.112/90.

    c) Certo:

    Em perfeita sintonia com todos os ditames legais acima indicados, de modo que a presente opção não apresenta equívocos.

    d) Errado:

    Na realidade, a teor do art. 54, da Lei 8.112/90, a ajuda de custo não pode exceder ao equivalente a 3 meses de remuneração, e não a apenas 1 mês.

    e) Errado:

    Como se depreende do art. 53, caput, da Lei 8.112/90, a ajuda de custo somente é paga quando a mudança se opera no interessa da Administração, e não a pedido do servidor, por questões pessoais.


    Gabarito do professor: C


ID
3063859
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
IBGE
Ano
2019
Provas
Disciplina
Legislação Federal
Assuntos

Referente à Lei nº 8.745/93, que dispõe sobre a contratação por tempo determinado para atender a necessidade temporária de excepcional interesse público, assinale a alternativa correta.

Alternativas

ID
3532003
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
IBGE
Ano
2019
Provas
Disciplina
Legislação Federal
Assuntos

Paulo e Izabela são casados e pais de uma criança de 04 anos. Paulo é servidor público efetivo do IBGE e Izabela foi aprovada, por meio de processo seletivo simplificado, sendo contratada temporariamente nos termos da Lei nº 8.745/1993, para ocupar cargo em um órgão público federal, a fim de atender a uma necessidade de excepcional interesse público. A partir dessa situação hipotética, analise as assertivas e assinale a alternativa que aponta as corretas.


I. Paulo e Izabela são contribuintes obrigatórios do Regime Previdenciário do Servidor Público Federal (RPPS).

II. O filho do casal tem direito aos seguintes benefícios do Plano de Seguridade Social do Servidor Público Federal: pensão, auxílio-funeral, auxílio-reclusão e assistência à saúde.

III. Caso Izabela sofra ação de infração disciplinar, esta deverá ser apurada mediante sindicância, a qual deverá ser concluída no prazo de sessenta dias e assegurada ampla defesa.

IV. Izabela não poderá ser nomeada ou designada para o exercício de cargo em comissão ou função de confiança.

Alternativas

ID
3532078
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
IBGE
Ano
2019
Provas
Disciplina
Legislação Federal
Assuntos

Em relação à contratação por tempo determinado a fim de suprir a necessidade temporária de excepcional interesse público (Lei nº 8.745/1993), assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • A - no caso de extinção por conveniência haverá pagamento de indenização correspondente a 50% do restante do contrato

    Art. 12. O contrato firmado de acordo com esta Lei extinguir-se-á, sem direito a indenizações:

    I - pelo término do prazo contratual;

    II - por iniciativa do contratado.

    III - pela extinção ou conclusão do projeto, definidos pelo contratante, nos casos da alínea h do inciso VI do art. 2o.   

    § 1º - A extinção do contrato, nos casos do inciso II, será comunicada com a antecedência mínima de trinta dias.

    § 1o A extinção do contrato, nos casos dos incisos II e III, será comunicada com a antecedência mínima de trinta dias. 

    § 2º - A extinção do contrato, por iniciativa do órgão ou entidade contratante, decorrente de conveniência administrativa, importará no pagamento ao contratado de indenização correspondente à metade do que lhe caberia referente ao restante do contrato.

    B -  correto

    § 1º Prescindirá de processo seletivo a contratação para atender às necessidades decorrentes de:    

    I - calamidade pública;    

    II - emergência em saúde pública;     

    III - emergência e crime ambiental;     

    IV - emergência humanitária; e     

    V - situações de iminente risco à sociedade.    

    C - O prazo é de 24 meses

    Art. 9º O pessoal contratado nos termos desta Lei não poderá:

    III - ser novamente contratado, com fundamento no disposto nesta Lei, antes de decorrido o prazo de vinte e quatro meses, contado da data de encerramento de seu contrato anterior, exceto nas hipóteses em que a contratação seja precedida de processo seletivo simplificado de provas ou de provas e títulos.         

    D - a extinção antes do término do prazo deve ser comunica com 30 dias (vide letra A)

    E - Infrações são apuradas por sindicância a ser concluída em 30 dias

    Art. 10. As infrações disciplinares atribuídas ao pessoal contratado nos termos desta Lei serão apuradas mediante sindicância, concluída no prazo de trinta dias e assegurada ampla defesa.


ID
3532081
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
IBGE
Ano
2019
Provas
Disciplina
Legislação Federal
Assuntos

João e Jonas são servidores públicos federais temporários, contratados com base nas disposições da Lei nº 8.745/1993. João desempenha atividades de assistência à saúde para comunidades indígenas e Jonas presta assistência em certa situação de calamidade pública. Considerando essa situação hipotética, bem como os prazos máximos estabelecidos para as respectivas contratações, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • DO TEMPO DO CONTRATO

    V – 4 (quatro) anos, nos casos do inciso V e das alíneas agij e n do inciso VI do caput do art. 2º desta Lei.     

    V - admissão de professor e pesquisador visitante estrangeiro;

    VI - atividades:         

    a) especiais nas organizações das Forças Armadas para atender à área industrial ou a encargos temporários de obras e serviços de engenharia;                   

    i) técnicas especializadas necessárias à implantação de órgãos ou entidades ou de novas atribuições definidas para organizações existentes ou as decorrentes de aumento transitório no volume de trabalho que não possam ser atendidas mediante a aplicação do ;                                     

    g) desenvolvidas no âmbito dos projetos do Sistema de Vigilância da Amazônia - SIVAM e do Sistema de Proteção da Amazônia - SIPAM.             

    j) técnicas especializadas de tecnologia da informação, de comunicação e de revisão de processos de trabalho, não alcançadas pela alínea i e que não se caracterizem como atividades permanentes do órgão ou entidade;                          .

    n) com o objetivo de atender a encargos temporários de obras e serviços de engenharia destinados à construção, à reforma, à ampliação e ao aprimoramento de estabelecimentos penais;        

  • DO TEMPO DO CONTRATOI

    V - 3 (três) anos, nos casos das alíneas “h” e “l” do inciso VI e dos incisos VII, VIII e XI do  caput  do art. 2 desta Lei;                            

    VI - atividades:         

    h) técnicas especializadas, no âmbito de projetos de cooperação com prazo determinado, implementados mediante acordos internacionais, desde que haja, em seu desempenho, subordinação do contratado ao órgão ou entidade pública.                     

    i) técnicas especializadas necessárias à implantação de órgãos ou entidades ou de novas atribuições definidas para organizações existentes ou as decorrentes de aumento transitório no volume de trabalho que não possam ser atendidas mediante a aplicação do ;                                      

    VII - admissão de professor, pesquisador e tecnólogo substitutos para suprir a falta de professor, pesquisador ou tecnólogo ocupante de cargo efetivo, decorrente de licença para exercer atividade empresarial relativa à inovação.                 ;

    VIII - admissão de pesquisador, de técnico com formação em área tecnológica de nível intermediário ou de tecnólogo, nacionais ou estrangeiros, para projeto de pesquisa com prazo determinado, em instituição destinada à pesquisa, ao desenvolvimento e à inovação;                     

    XI - admissão de professor para suprir demandas excepcionais decorrentes de programas e projetos de aperfeiçoamento de médicos na área de Atenção Básica em saúde em regiões prioritárias para o Sistema Único de Saúde (SUS), mediante integração ensino-serviço, respeitados os limites e as condições fixados em ato conjunto dos Ministros de Estado do Planejamento, Orçamento e Gestão, da Saúde e da Educação.                   .

  • DO TEMPO DO CONTRATOI

    III - 2 (dois) anos, nos casos das alíneas  b, e  do inciso VI do art. 2

    VI - atividades:         

    b) de identificação e demarcação territorial;                    

    e) de pesquisa e desenvolvimento de produtos destinados à segurança de sistemas de informações, sob responsabilidade do Centro de Pesquisa e Desenvolvimento para a Segurança das Comunicações - CEPESC;         

    m) de assistência à saúde para comunidades indígenas; e                    .

     

    Art. 4  As contratações serão feitas por tempo determinado, observados os seguintes prazos máximos:                   

    I -   6 (seis) meses, nos casos dos incisos I, II e IX do caput   do art. 2 desta Lei; 

    I - assistência a situações de calamidade pública;

    II - assistência a emergências em saúde pública; 

    IX - combate a emergências ambientais, na hipótese de declaração, pelo Ministro de Estado do Meio Ambiente, da existência de emergência ambiental na região específica. 

    _______________________________________________________________________________________

    II - 1 (um) ano, nos casos dos incisos III e IV, das alíneas d e f do inciso VI e do inciso X do  caput  do art. 2º;           

    III - realização de recenseamentos e outras pesquisas de natureza estatística efetuadas pela Fundação Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística - IBGE;        

    IV - admissão de professor substituto e professor visitante;

    VI - atividades:         

    d) finalísticas do Hospital das Forças Armadas;                                                      ;

    f) de vigilância e inspeção, relacionadas à defesa agropecuária, no âmbito do Ministério da Agricultura e do Abastecimento, para atendimento de situações emergenciais ligadas ao comércio internacional de produtos de origem animal ou vegetal ou de iminente risco à saúde animal, vegetal ou humana;                                          

    _______________________________________________________________________________________

  • DAS PRORROGAÇÕES

    IV - no caso das alíneas g, do inciso VI do caput do art. 2 desta Lei, desde que o prazo total não exceda a 5 (cinco) anos;                                                            

    VI - atividades:        

    g) desenvolvidas no âmbito dos projetos do Sistema de Vigilância da Amazônia - SIVAM e do Sistema de Proteção da Amazônia - SIPAM.             

    i) técnicas especializadas necessárias à implantação de órgãos ou entidades ou de novas atribuições definidas para organizações existentes ou as decorrentes de aumento transitório no volume de trabalho que não possam ser atendidas mediante a aplicação do ;                                     .

    j) técnicas especializadas de tecnologia da informação, de comunicação e de revisão de processos de trabalho, não alcançadas pela alínea i e que não se caracterizem como atividades permanentes do órgão ou entidade;                          

    V - no caso dos incisos VII e XI do caput do art. 2, desde que o prazo total não exceda 6 (seis) anos; e                                 

    VII - admissão de professor, pesquisador e tecnólogo substitutos para suprir a falta de professor, pesquisador ou tecnólogo ocupante de cargo efetivo, decorrente de licença para exercer atividade empresarial relativa à inovação.                

    IX - combate a emergências ambientais, na hipótese de declaração, pelo Ministro de Estado do Meio Ambiente, da existência de emergência ambiental na região específica.                    .

    VI - nos casos dos incisos I e II do caput do art. 2 desta Lei, pelo prazo necessário à superação da situação de calamidade pública ou das situações de emergências em saúde pública, desde que não exceda a 2 (dois) anos.                                        

    I - assistência a situações de calamidade pública;

    II - assistência a emergências em saúde pública;         

  • DAS PRORROGAÇÕES

    III – nos casos do inciso V, das alíneas ahlm e n do inciso VI e do inciso VIII do caput do art. 2º desta Lei, desde que o prazo total não exceda a 4 (quatro) anos;                      

    V - admissão de professor e pesquisador visitante estrangeiro;

    VI - atividades:        

    a) especiais nas organizações das Forças Armadas para atender à área industrial ou a encargos temporários de obras e serviços de engenharia;                   

    h) técnicas especializadas, no âmbito de projetos de cooperação com prazo determinado, implementados mediante acordos internacionais, desde que haja, em seu desempenho, subordinação do contratado ao órgão ou entidade pública.                    

    l) didático-pedagógicas em escolas de governo; e            

    m) de assistência à saúde para comunidades indígenas; e                   

    n) com o objetivo de atender a encargos temporários de obras e serviços de engenharia destinados à construção, à reforma, à ampliação e ao aprimoramento de estabelecimentos penais;        

    VII - admissão de professor, pesquisador e tecnólogo substitutos para suprir a falta de professor, pesquisador ou tecnólogo ocupante de cargo efetivo, decorrente de licença para exercer atividade empresarial relativa à inovação.                .

     

    II - no caso do inciso III e da alínea  e do inciso VI do caput do art. 2, desde que o prazo total não exceda a 3 (três) anos;                                         .

    III - realização de recenseamentos e outras pesquisas de natureza estatística efetuadas pela Fundação Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística - IBGE;        

    VI - atividades:        

    e) de pesquisa e desenvolvimento de produtos destinados à segurança de sistemas de informações, sob responsabilidade do Centro de Pesquisa e Desenvolvimento para a Segurança das Comunicações - CEPESC;         

  • DAS PRORROGAÇÕES

    Art. 4o As contratações serão feitas por tempo determinado, observados os seguintes prazos máximos:                  

     

    Parágrafo único. É admitida a prorrogação dos contratos:                                         .

     

    I - no caso do inciso IV, das alíneas bd e f do inciso VI e do inciso X do caput do art. 2o, desde que o prazo total não exceda a 2 (dois) anos;                                

     

    IV - admissão de professor substituto e professor visitante;

    VI - atividades:        

    b) de identificação e demarcação territorial;                    

    d) finalísticas do Hospital das Forças Armadas;                                                  .

    f) de vigilância e inspeção, relacionadas à defesa agropecuária, no âmbito do Ministério da Agricultura e do Abastecimento, para atendimento de situações emergenciais ligadas ao comércio internacional de produtos de origem animal ou vegetal ou de iminente risco à saúde animal, vegetal ou humana;                                         

    X - admissão de professor para suprir demandas decorrentes da expansão das instituições federais de ensino, respeitados os limites e as condições fixados em ato conjunto dos Ministérios do Planejamento, Orçamento e Gestão e da Educação.                           


ID
3532084
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
IBGE
Ano
2019
Provas
Disciplina
Legislação Federal
Assuntos

Consoante à Lei nº 8.745/1993, são consideradas necessidades temporárias de excepcional interesse público, EXCETO

Alternativas
Comentários
  • Art. 2.º IX - combate a emergências ambientais, na hipótese de declaração, pelo Ministro de Estado do Meio Ambiente, da existência de emergência ambiental na região específica.    

  • Art. 2º Considera-se necessidade temporária de excepcional interesse público:

    IX - combate a emergências ambientais, na hipótese de declaração, pelo Ministro de Estado do Meio Ambiente, da existência de emergência ambiental na região específica.                     .

    Erro da questão

    A) combate a emergências ambientais, na hipótese de declaração, pelo Presidente do IBAMA, da existência de emergência ambiental na região específica.