SóProvas


ID
451477
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TST
Ano
2008
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Com relação a Internet, correio eletrônico e navegadores da
Internet, julgue os itens seguintes.

O termo worm é usado na informática para designar programas que combatem tipos específicos de vírus de computador que costumam se disseminar criando cópias de si mesmos em outros sistemas e são transmitidos por conexão de rede ou por anexos de e-mail.

Alternativas
Comentários
  • WORMS - "vírus" - é um programa que se multiplica de computador para computador, utilizando-se das falhas do programa.

    OBS: o WORMS não infecta o arquivo, logo, ele é o próprio arquivo. Para se multiplicar, ele não precisa ser executado, utiliza-se falhas do programa do sistema. O objetivo do WORMS é gerar excesso de tráfego de dados, deixando as redes mais lentas. 
  • Worm --> Verme ---> Praga

    Programa autônomo e autorreplicante que se copia, usando a estrutura de uma rede de computadores, tornado-as lentas. O worm não causa maiores danos aos sistemas de computadores, a não ser pelo fato de consumir recursos desnecessários, mas pode deletar arquivos e enviar arquivos por e-mail. Assim como enviar várias cópias dele mesmos. O worm não precisa de hospedeiro, ele é uma malware autônomo, que pode se copiar automaticamente para vários computadores, lotando as caixas postais e HDs.

    Questão errada.
  • ERRADA:

    O WORM é o programa que se propaga pelas redes de comunicação, como e-mail, web, FTP e redes locais.
    O WORM não combate o mal descrito, o WORM é o mal descrito.
  • Worm é um programa malicioso que ao infectar uma máquina não ataca diretamente o computador, tem como característica replicar mensagens sem o consentimento do usuário, espalhando propagandas, arquivos maliciosos ou congestionando a rede.
  • Assim como o vírus, o worm também é um tipo de malware (software malicioso). Além desses dois, existem outros tipos muito comuns:
    - Cavalo de tróia (ou trojan horse)
    - Adware
    - Spyware
    - Backdoors
    - Keylogger
    A Cartilha de Segurança para Internet 3.1, publicada pelo CERT (http://cartilha.cert.br/), descreve numa linguagem muito clara os principais tipos de malware. Como a questão cobra os conceitos de vírus e worm, colocarei a seguir, conforme a referida cartilha:
    - Vírus: é um programa ou parte de um programa de computador, normalmente malicioso, que se propaga infectando, isto é, inserindo cópias de si mesmo e se tornando parte de outros programas e arquivos de um computador. O vírus depende da execução do programa ou arquivo hospedeiro para que possa se tornar ativo e dar continuidade ao processo de infecção.
    - Worm: é um programa capaz de se propagar automaticamente através de redes, enviando cópias de si mesmo de computador para computador. Diferente do vírus, o worm não embute cópias de si mesmo em outros programas ou arquivos e não necessita ser explicitamente executado para se propagar. Sua propagação se dá através da exploração de vulnerabilidades existentes ou falhas na configuração de softwares instalados em computadores.
    A questão fala que o worm é usado na informática para designar programas que combatem malwares (mais especificamente o vírus de computador). Muito pelo contrário, o worm já é o próprio malware, portanto o item está incorreto.
  • Um Worm é um programa semelhante aos vírus, com a diferença de este ser auto-replicante, ou seja, ele cria cópias funcionais de si mesmo e infecta outros computadores. Tal infecção pode ocorrer através de conexões de rede locais, Internet ou anexos de emails. Alguns worms infectaram centenas de computadores por meio das redes sociais MySpace e Facebook.

    Leia mais em: http://www.tecmundo.com.br/206-o-que-e-um-worm-.htm#ixzz1pnm8LSak 
  • É um programa malicioso que ao infectar a máquina, não ataca diretamente o computador, tem como caracteristica replicar mensagens sem o consetimento do usuário, espalhando propagandas, arquivos maliciosos ou congestionando a rede. Ele é capaz de se autopropagar automaticamente através de redes, enviando cópia de si mesmo de computador para computador.


    vamo que vamo.
  • Um worm é um programa que possui como objetivo básico e principal trafegar pelas redes. Ele só precisa ser executado uma vez(no computador de origem) e, feito isso, viajará pela rede causando congestão no tráfego.

    Ele é diferente do vírus pois não precisa de um hospedeiro(outro arquivo) para "viver".

    Pode ser muito útil para os vírus que querem passear pela rede, pois os vírus, como se tornam parte de outros arquivos, podem se tornem parte de um worm.
  • Um Worm (verme, em português), em computação é um programa auto-replicante, semelhante a um vírus.
    Enquanto um vírus infecta um programa e necessita deste programa hospedeiro para se propagar, o Worm é um programa completo e não precisa de outro para se propagar.
  • Worms se propagam automaticamente através de redes enviando cópias de si mesmo de computador para computador. WORMA APENAS SE COPIAM, NÃO INFECTAM OUTROS ARQUIVOS, ELES MESMOS SÃO OS ARQUIVOS.
    Não se confundem com vírus, não necessitam ser explicitamente executados para se propagar.
    Podem lotar o disco rígido de um computador devido à grande quantidade de cópias de si mesmo que costumam propagar.
  • WORM não é vírus!!!

    Worm é um programa independente com capacidade de se auto-propagar através de redes, enviando cópias de si mesmo de computador para computador, explorando a vulnerabilidade de programas e sistemas ou falhas na configuração de softwares instalados.O Worm não é um vírus, não necessita ser executado para se propagar.

  • Como já foi dito a questão está errada, pois o worm não serve para "combater tipos específicos de vírus de computador...", como propõe a questão,  vejam o conceito correto em outras questões:

    Worms são programas que se espalham em uma rede, criam cópias funcionais de si mesmo e infectam outros computadores.

    GABARITO: CERTA.


    Para proteger um computador contra os efeitos de um worm, pode-se utilizar, como recurso, um firewall pessoal.

    GABARITO: CERTA.

  • um worm criado para combater vírus... parei de ler aqui. Gabarito Errado.

  •  É um programa que auto replica mensagens na rede.

     

  • ERRADÍSSIMO.

    Worm
     é um programa capaz de se propagar automaticamente pelas redes, enviando cópias de si mesmo de computador para computador.

    Diferente do vírus, o worm não se propaga por meio da inclusão de cópias de si mesmo em outros programas ou arquivos, mas sim pela execução direta de suas cópias ou pela exploração automática de vulnerabilidades existentes em programas instalados em computadores.

    Worms são notadamente responsáveis por consumir muitos recursos, devido à grande quantidade de cópias de si mesmo que costumam propagar e, como consequência, podem afetar o desempenho de redes e a utilização de computadores.

  • Combater vírus?


    gabarito: Errado!

  • ERRADA

    Como é que uma praga virtual vai combater um virus? Kkkkkkkk

  • O worm também é chamado de “verme”. Diferente do vírus e do cavalo de Troia, o worm:

    É autônomo – não precisa de programa hospedeiro.

    É ativado automaticamente – não precisa executar o programa.

    É enviado por e-mail.

    Pode invadir vulnerabilidades da rede.

    Tem a capacidade de se automultiplicar.

  • ERRADO


    Worms: é um tipo de malware capaz de se propagar automaticamente por meio de redes, enviando cópias de si para outros computadores, a partir de brechas e falhas em softwares instalados incorretamente.


  • Worm é um programa malicioso e autorreplicável,não precisando de hospedeiros.

  • Minha contribuição.

    Worm (Verme) => É um malware!

    Palavras chaves:

    => Redes

    => Não precisa de hospedeiro

    => Autorreplicáveis

    => Não precisa ser executado

    Abraço!!!

  • ELE NÃO COMBATE, ELE É O PRÓPRIO VÍRUS!

  • ERRADO

  • WORM = MALWARE

    No qual NÃO PRECISA DE HOSPEDEIRO e se MULTIPLICAM!

  • Errado, worm é MALWARE!

    -

    WORM

    ➥ Também chamado de verme, é um programa capaz de se propagar automaticamente pelas redes, enviando cópias de si mesmo de computador para computador. Diferente do vírus, o worm não se propaga por meio da inclusão de cópias de si mesmo em outros programas ou arquivos, mas sim pela execução direta de suas cópias ou pela exploração automática de vulnerabilidades existentes em programas instalados em computadores.

    ➥ Em outras palavras, é um tipo de malware mais perigoso que um vírus comum, pois sua propagação é rápida e ocorre sem controle da vítima.

    [...]

    PROPAGAÇÃO

    Assim que ele contamina um computador, o programa malicioso cria cópias de si mesmo em diferentes locais do sistema e se espalha para outras máquinas, seja por meio de Internet, mensagens, conexões locais, dispositivos USB ou arquivos.

    [...]

    O QUE ELE PODE FAZER?

    • Pode degradar sensivelmente o desempenho da(s) rede(s); e
    • Pode lotar o disco rígido do computador.

    [...]

    OBJETIVO

    ➥ O objetivo do golpe, em geral, é roubar dados do usuário ou de empresas.

    [...]

    HISTÓRIA

    ➥ O primeiro worm que atraiu grande atenção foi o Morris Worm, escrito por Robert T. Morris Jr., no Laboratório de Inteligência artificial do MIT.

    [...]

    RESUMO

    Worm --> PROPAGA automaticamente --> EXECUÇÃO direta --> EXPLORAÇÃO automática.

    ____________

    Fontes: Techtudo; Questões da CESPE; Colegas do QC.

  • Worm é o próprio vírus.

  • RATIFICANDO A DIFERENÇA ENTRE VÍRUS X WORMS (Tem gente com comentário EQUIVOCADO).

    Uma distinção importante entre vírus e worms de computador é que o vírus precisa de um programa host ativo ou de um sistema operacional ativo já infectado para ser executado, causar danos e infectar outros documentos ou arquivos executáveis, enquanto os worms são programas maliciosos autônomos que se replicam e se propagam por redes de computadores, sem a ajuda das pessoas.

    Os vírus costumam ser anexados a um arquivo executável ou documento do Word. Muitas vezes, eles se propagam por compartilhamento de arquivos P2P, sites infectados e downloads de anexos de e-mail. Depois que um vírus encontra uma passagem pelo sistema, ele permanece dormente até que o arquivo ou programa host infectado seja ativado. Assim, o vírus é ativado e pode ser executado e replicado no sistema.

    Por outro lado, os worms não precisam de um programa host para serem executados, se replicarem e propagarem. Depois que o worm entra no sistema, em geral via conexão de rede ou arquivo baixado, ele pode se copiar várias vezes e se propagar pela rede ou pela conexão de Internet, infectando todos os computadores e servidores mal protegidos. Como cada cópia subsequente de um worm de rede também pode se replicar, as infecções conseguem se propagar com muita velocidade pela Internet e pelas redes de computadores.

    FONTE:https://www.kaspersky.com.br/resource-center/threats/computer-viruses-vs-worms

    A LUTA CONTINUA........

  • WORM : Programa auto replicante. Trata-se de um programa completo e não precisa de outro para se propagar. Abrem portas e seu foco são as redes locais.

  • Worm --> PROPAGA automaticamente --> EXECUÇÃO direta --> EXPLORAÇÃO automática.

  • ⚡ERRADO WORM é o programa que se auto replica. É um tipo de malware e pelo contrário da questão não é usado para combater vírus. PMAL2021⚡
  • Worm É UMA PRAGA VIRTUAL, CHAMADA MALWARES.

  • GAB. ERRADO

    worm não serve para "combater tipos específicos de vírus de computador..."