SóProvas


ID
451480
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TST
Ano
2008
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Com relação a Internet, correio eletrônico e navegadores da
Internet, julgue os itens seguintes.

Caso um usuário envie uma mensagem de correio eletrônico e deseje que ela não possa ser lida por alguém que, por algum meio, a intercepte, ele deve se certificar que nenhum processo de criptografia seja usado para codificá-la.

Alternativas
Comentários
  • ERRADA:

    É justamente o processo de criptografia (se for utilizado) que impedirá alguém não autorizado a ler a mensagem, caso ela venha a ser interceptada!
  • Criptografia é a ciência e arte de escrever mensagens em forma cifrada ou em código. É parte de um campo de estudos que trata das comunicações secretas, usadas, dentre outras finalidades, para:
    • autenticar a identidade de usuários;
    • autenticar e proteger o sigilo de comunicações pessoais e de transações comerciais e bancárias;
    • proteger a integridade de transferências eletrônicas de fundos.

    Uma mensagem codificada por um método de criptografia deve serprivada, ou seja, somente aquele que enviou e aquele que recebeu devem ter acesso ao conteúdo da mensagem. Além disso, uma mensagem deve poder ser assinada, ou seja, a pessoa que a recebeu deve poder verificar se o remetente é mesmo a pessoa que diz ser e ter a capacidade de identificar se uma mensagem pode ter sido modificada.

    Os métodos de criptografia atuais são seguros e eficientes e baseiam-se no uso de uma ou mais chaves. A chave é uma seqüência de caracteres, que pode conter letras, dígitos e símbolos (como uma senha), e que é convertida em um número, utilizado pelos métodos de criptografia para codificar e decodificar mensagens.

    Atualmente, os métodos criptográficos podem ser subdivididos em duas grandes categorias, de acordo com o tipo de chave utilizada: a criptografia de chave única e a criptografia de chave pública e privada

  • ERRADO.

    A criptografia é uma técnica utilizada na segurança da informação, para codificar as informações de modo que elas possam ser armazenadas ou transmitidas de forma confidencial, sigilosa.
  • Muito pelo contrário, ele terá que usar a criptografia pois ela impede que no meio do caminho alguém intercepte a mensagem. Por isso a criptografia é usada, ela "embaralha" a mensagem se cair em mãos erradas.


    Deus nos abençoe.
  • Uma opção é utilizar o HASH - ou função HASH - a fim de criptografar a mensagem. Esse método gera um resultado único de tamanho fixo, assim, quem receber a mensagem poderá compará-la e verificar se o arquivo foi alterado.

     

    Uma ameaça que pode ser evitada utilizando criptografia, é o MITM (Man in the middle)... onde o atacante é capaz de LER/INSERIR e ALTERAR msgns entre duas entidades sem que elas tenham conhecimento.

     

    Ah, existem 2 fluxos de ataque do MITM:

     

    Half-duplex - onde o ataque ocorre apenas na ida da mensagem;

    e

    Full-duplex - quando as alterações no conteúdo da mensahem ocorrem tanto na ida, quanto na volta dela.

     

     

    =P é nóis que voa! rsrss