SóProvas


ID
456517
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRF - 5ª REGIÃO
Ano
2011
Provas
Disciplina
Direito Internacional Público
Assuntos

Carlos, argentino, residente no Brasil, obteve laudo arbitral proferido pelo Uruguai, condenando Mendes, paraguaio residente no Brasil, ao pagamento de R$ 10.000,00.

Com relação a essa situação hipotética e considerando os princípios básicos da cooperação e assistência jurisdicional que regem o MERCOSUL, organização internacional com personalidade jurídica própria e objetivos específicos, bem como o que dispõe o Protocolo de Las Leñas, documento básico de cooperação e assistência jurisdicional entre os países integrantes do MERCOSUL, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • O "Protocolo de Las Leñas" - de Cooperação e Assistência Jurisdicional em Matéria Civil, Comercial, Trabalhista e Administrativa,  foi concluído pelos governos da Argentina, do Brasil, do Paraguai e do Uruguai, em 27 de junho de 1992, promulgado pelo Decreto nº. 2.067, de 12 de novembro de 1996, publicado no DOU de 13.11.96 Segundo art. 18 do Protocolo, as suas disposições são aplicáveis ao reconhecimento e à execução das sentenças e dos laudos arbitrais pronunciados nas jurisdições dos Estados Partes em matéria civil, comercial, trabalhista e administrativa, e serão igualmente aplicáveis às sentenças em matéria de reparação de danos e restituição de bens pronunciadas na esfera penal. O art. 19, determina o protocolo que o pedido de reconhecimento e execução de sentenças e de laudos arbitrais por parte das autoridades jurisdicionais será tramitado por via de cartas rogatórias e por intermédio da Autoridade Central.


    Em suma, as sentenças dos Estados parte do Mercosul exigem homologação mediante processo no STJ para que sejam executadas, que terão tramitação mais simples (análoga ao "exequatur" de carta rogatória). Na prática, o STJ não poderá deixar de realizar o juízo de delibação (homologar) de tais sentenças; entretanto, não caberá à parte interessada iniciar o processo homologatório, pois o pedido será enviado diretamente pelas autoridades centrais ao STJ.

  • A arbitragem no Mercosul, especialmente entre particulares, além de utilizar o protocolo de Olivos, tb é realizada sob a égide do Acordo sobre arbitragem Comercial Internacional do Mercosul e do Protocolo de Las Leñas (Protocolo de Cooperaçoa e  Assitência Jursidicional em Matéria Civil, Comercial, trabalhista e administrativa).
  • Nada impede que o litígio seja resolvido no Brasil. Ambas as partes são residentes no Brasil e o Protocolo de Las Leñas é um acordo de assistência e cooperação jurídica entre os membros do MERCOLSUL, além da Bolívia e Chile, o que inclui o Brasil. A alternativa (A) está incorreta.


    Laudo arbitral é, sim, título executável no Brasil. No capítulo V do Protocolo de Las Leñas estão previstos o reconhecimento e execução de laudos arbitrais e sentenças. A alternativa (B) está incorreta.


    Os requisitos para que sentenças e laudos arbitrais tenham eficácia extraterritorial nos Estados Partes está no artigo 20 do Protocolo de Las Leñas. Respeitando os requisitos, Carlos poderá, portanto, cobrar sua dívida no Brasil.


    Artigo 20: As sentenças e os laudos arbitrais a que se referem o artigo anterior terão eficácia extraterritorial nos Estados Partes quando reunirem as seguintes condições: 

    a) que venham revestidos das formalidades externas necessárias para que sejam considerados autênticos nos Estados de origem.


     b) que estejam, assim como os documentos anexos necessários, devidamente traduzidos para o idioma oficial do Estado em que se solicita seu reconhecimento e execução; 


    c) que emanem de um órgão jurisdicional ou arbitral competente, segundo as normas do Estado requerido sobre jurisdição internacional; 


    d) que a parte contra a qual se pretende executar a decisão tenha sido devidamente citada e tenha garantido o exercício de seu direito de defesa; 


    e) que a decisão tenha força de coisa julgada e/ou executória no Estado em que foi ditada; 


    f) que claramente não contrariem os princípios de ordem pública do Estado em que se solicita seu reconhecimento e/ou execução. A alternativa (C) está correta.


    Como já se viu anteriormente, o capítulo V do Protocolo de Las Leñas trata do reconhecimento e execução de laudos arbitrais e sentenças. A alternativa (D) está incorreta.

    A homologação deve ser feita pelo STJ (artigo 105, I, i CF/88), e não pelo STF. 

     A alternativa (E) está incorreta.


  • Gabarito: C

    Jesus Abençoe! Bons estudos!