SóProvas


ID
456661
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SERPRO
Ano
2008
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Julgue os itens subseqüentes a respeito da gestão empresarial.

Considerando o conceito de rotas ou caminhos empregados em processos, se o gestor de determinado processo recebe a demanda para produzir mais produtos em menor tempo, é correta a adoção de rotas ou caminhos paralelos como forma de atender à demanda.

Alternativas
Comentários
  • Routes ou Caminhos

    O terceiro R, rotas ou caminhos, para Workflow, é o controle de movimentação exercido sobre os documentos. Os comandos do elemento rota controlam como os documentos se movem de um ponto a outro, dentro do fluxo de trabalho. Este elemento é tão importante quanto os outros dois, papéis e regras, pois, entre outras funcionalidades, garante que o documento chegue ao destino sempre que uma instância ou caso seja iniciado no Workflow. Rota é o caminho lógico que, definido sob regras específicas, tem a função de transferir a informação dentro do processo, ligando as atividades associadas ao fluxo de trabalho. Existem quatro tipos de Rotas ou Caminhos e cada um desses tipos tem um propósito que não deve ser confundido como simples sofisticação da ação de transferência: · serial; · paralelo; · condicional; e · conclusão. O caminho serve para levar alguém, ou alguma coisa, de um lugar para outro. Às vezes, de um ponto a outro existem vários caminhos e nos decidimos por um deles sob determinadas condições. Para Workflow, essas condições, também, se aplicam e isso faz com que uma informação percorra um determinado caminho sob o controle de determinadas condições.

    [editar]Caminho Serial

    É o Caminho linear e direto entre os passos, não permitindo variações. Nesse tipo de caminho, cada atividade tem, apenas, uma atividade anterior e, apenas, uma atividade posterior. Além disso, cada atividade deve ser completada antes que o trabalho seja enviado a atividade seguinte.

    [editar]Caminho Paralelo

    Se dá quando um grupo de passos pode ocorrer ao mesmo tempo e tem o mesmo passo anterior e o mesmo passo seguinte. Esse caminho propicia a agilização do processo, pois permite caminhos independentes entre si, que podem ocorrer ao mesmo tempo e, logo após, serem reunidos num ponto, denominado Ponto de Encontro. Esse Ponto de Encontro deve, também, ter a função de armazenamento até que todos os passos paralelos sejam concretizados e, somente, após isso, ser enviado ao próximo passo.

    [editar]Caminho Condicional

    Ocorre quando múltiplas rotas podem ser usadas e a escolha é feita por meio de determinada condição. Esse tipo de rota é determinado dinamicamente por eventos que ocorrem no processo, à medida que as atividades são executadas.
    http://pt.wikipedia.org/wiki/Projeto_de_Workflow
     

  • Nem parece que estudei Gestão de Processos... rs
  • Gente!? A cada questão que encontro tenho mais certeza que estão colocando matéria de ADM em concurso para derrubar o povo.

    Nossa, são trocentos conceitos, de diferentes autores, de diferentes visões e A MAIORIA SUBJETIVA! 

    Ex.: Nenhum material dos cursos que comprei tem essa tal de "rotas e caminhos", fui pesquisar (e muito) e descobri que está ligado à Projeto de Workflow (ãh?), da área de TI para o desenvolvimento de software de gestão de negócios. Santa Paciência!!!
  • Eu vi essa técnica, sim... Mas na gestão de PROJETOS... Não sabia que tb se aplicava à gestão de Processos...
    Enfim, errando e aprendendo... rs
  • A questão está falando do Paralelismo - técnica empregada na gestão de projetos (tmb não sabia que poderia ser utilizada na gestão de processos) .


    O Paralelismo troca tempo por risco, onde duas tarefas são colocadas para ser executadas juntas para economizar tempo. Ex: em uma obra o correto seria pintar e depois colocar os pisos e revestimentos, mas em uma obra atrasada os dois serão feitos ao mesmo tempo, correndo assim riscos de um trabalho atrapalhar ou até mesmo estragar o outro. Esse é o paralelismo (de forma bem simplista). 

  • Pensei em duas situações, ambas me fazendo acreditar que a questão estava errada. A primeira seria rumo produtivo seguir por caminhos paralelos me levou a entender em corte de etapas produtivas, desviando-se de fluxo mapeado. A segunda, o conceito de paralelismo, fast tracking, mencionado por Bruna, aplicado em gestão de projetos. Sem fonte para fundamentar a afirmação da questão, fico em dúvida sobre sua veracidade. Quem conseguir encontrar, favor comentar.

  • Voltei a responder a questão, sem lembrar da resposta que tinha fornecido anteriormente. Desta vez acertei, usando o seguinte raciocínio: fast tracking na gestão de projetos ou processamento multithreading em computação visam promover a agilidade de resultados, tendo o ônus de ter que aplicar mais recursos (humanos ou criação de filas paralelas em cpu´s, respectivamente).

  • Aos que não são assinantes. Resposta Certa

  • O caminho serve para levar alguém, ou alguma coisa, de um lugar para outro. Às vezes, de um ponto a outro existem vários caminhos e nos decidimos por um deles sob determinadas condições.

     

    Caminho serial - É o Caminho linear e direto entre os passos, não permitindo variações.

     

    Caminho paralelo  - quando um grupo de passos pode ocorrer ao mesmo tempo e tem o mesmo passo anterior e o mesmo passo seguinte. Esse caminho propicia a agilização do processo, pois permite caminhos independentes entre si, que podem ocorrer ao mesmo tempo.

     

    Caminho condicional - Ocorre quando múltiplas rotas podem ser usadas e a escolha é feita por meio de determinada condição. Esse tipo de rota é determinado dinamicamente por eventos que ocorrem no processo, à medida que as atividades são executadas.

     

    Caminho de conclusão É um caminho que tem apenas um motivo específico. É o caminho que um objeto de informação ou um processo toma para concluir uma operação.

     

    http://www.lyfreitas.com.br/ant/pdf/UFSC13.pdf

  • Essa questão consegui resolver utilizando conceitos de Gerenciamento de Projetos. Associei ao conceito de "Fast Track".

    Uma técnica de compressão do cronograma de um projeto específico que altera a lógica de rede para sobrepor fases que normalmente seriam realizadas em seqüência, como a fase de projeto e a fase de construção, ou para realizar atividades do cronograma em paralelo. 

  • Nossa, deu a entender que pode ser usados caminhos ou jeitos estranhos para realização do objetivo.