SóProvas


ID
456727
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SERPRO
Ano
2008
Provas
Disciplina
Administração Pública
Assuntos

A respeito da gestão pública, julgue os itens a seguir.

Entre os critérios para a estruturação e classificação dos programas públicos deve estar a compatibilização entre os programas a realizar e a estrutura administrativa, tendo em vista a eventualidade de desagregação das ações públicas.

Alternativas
Comentários
  • Comentário do professor Rafael Encinas
     
    Este é um posicionamento do CESPE do qual eu não gosto muito. O mesmo posicionamento eles usam para a relação entre a estrutura e a estratégia organizacional. Autores ligados a teoria da contingência diziam que o ambiente influencia a estratégia que influencia a estrutura. Ou seja, a estratégia será escolhida de acordo com o ambiente que ela se encontra. Escolhida a estratégia, a estrutura seria montada de acordo com a estratégia. Chandler dizia que "a estrutura segue a estratégia". 
    No entanto, outros autores como Hall e Saias escreveram um artigo com o título "A estratégia segue a estrutura", dizendo que a escolha da estratégia seria limitada pela estrutura.
    Mintzberg já considera que há uma influência recíproca, dizendo que as estratégias raramente podem ser decididas de forma isolada das estruturas existentes. Isto porque a estrutura impõe limitações à definição da estratégia. Estruturas não são apoios infinitamente plásticos da imaginação do estrategista clássico.
    Eu tendo a concordar com este último posicionamento. No entanto, o CESPE tem demonstrado que segue o primeiro, como nesta questão, agorade dez/08:
    Rafael Encinas
  • nao entendi o comentário.. nem a questao.. alguem ajuda please
  • Luciana, apensar de não ser mestre na disciplina, sou formado em administração e o que posso te dizer é que para se definir como se dará a implementação de um programa público qualquer, necessariamente é preciso adequar os critérios à estrutura administrativa existente, sob pena de não se conseguir êxito na realização. Entretanto, como o professor citou no comentário o CESPE não adota essa corrente, ela adota a de que é a estrutura que se adequa ao programa, ou seja, vc precisa fazer com que os meios que vc possui se adequem com o que vc quer implementar. Espero ter ajudado, apesar de usar uma linguagem bem coloquial.
  • O posicionamento da banca e até mesmo dos conceituados autores supracitados é de certa forma incoerente com a realidade.

    Ex.  Para a ampliação do sistema de saúde, digamos que em uma determinada cidade o prefeito queira oferecer mais atendimento médico através da contratação de mais médicos. Mas na rede municipal exista apenas um nº X de consultórios que não comportam a quantidade de médicos que se quer contratar. 

    Corrijam-me se eu estiver errado mas creio que o planejamento deve adaptar-se às estruturas.
  • QUESTÃO dezatualizada no meu ver, hoje em dia a estrutura é construída através estratégia. Se a estrutura não condiz com a estratégia se faz reegenharia.

  • Eu entendi a assertiva da seguinte maneira: a eventualidade de desagregação das ações públicas seria a justificativa para a compatibilização entre programas e estrutura. Não me parece que a possibilidade de dar errado tenha tanta precedência assim.

  • Em favor da tese da Cespe poderíamos supor que a "estrutura" da administração pública não pode sobrepor a vontade de uma política pública

  • Sei nem errar ... qual esse tema ?
  • é o que, homi??

    GABARITO ERRADO