SóProvas


ID
456730
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SERPRO
Ano
2008
Provas
Disciplina
Administração Pública
Assuntos

A respeito da gestão pública, julgue os itens a seguir.

A eficiência na alocação deve ser o critério definitivo para a implementação de um processo de descentralização dos recursos entre as esferas de governo que atenda a todos os interesses públicos.

Alternativas
Comentários
  • Errada.
    O conceito de eficiência relaciona-se com a maneira pela qual fazemos a coisa. É o como fazemos, o caminho, o método. Ai está a eficiência: a economia de meios, o menor consumo de recursos dado em determinado grau de eficácia. Ela está diretamente relacionada com o conceito de economicidade, ou seja, fazer mais com menos, sem perder a qualidade.
  • Mais uma vez a banca nos fundamentos da administração pública gerencial. Que está focada nos resultados/impactos das politicas públicas. Por isso a eficiência não pode ser considerada como "cristério definitivo" para uma descentralição de recursos.
  • A eficácia tabém deve ser atendida na implementação de um processo descentralizado. Por isso a questão está errada.

    Segue abaixo um resumo do site ebah sobre Adm Pública (http://www.ebah.com.br/content/ABAAAAJu0AD/administracao-publica)

    A constituição Federal, inovando em relação as anteriores, regulamenta no Título III, um capítulo específico para a organização da administração pública, pormenorizando-a enquanto estrutura governamental e enquanto função, e determinado no art. 37 que a administração pública direta e indireta de qualquer um dos Poderes da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios obedeça além de diversos preceitos expressos, aos princípios da legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência. No art. 70 aos princípios da legalidade, legitimidade e economicidade; e no art. 74, II, aos princípios da legalidade, eficácia e eficiência; também os princípios da proporcionalidade dos meios aos fins, da indisponibilidade do interesse público, da especialidade administrativa e da igualdade dos administrados.
  • Percebi que quando a questão generaliza dentro da matéria de administração em 95% dos casos ela está errada! Nada na administração é absoluto, "deve ser critério definitivo" como diz a questão já entrega o gabarito.
  • "deve ser o critério definitivo"

    - Não. Pode ocorrer a realocação de recursos.

    "que atenda a todos os interesses públicos"

    - Não. Que atenda aos interesses mais importantes para a sociedade.

  • Complementando o Felipe Araújo. 
    Na questão ao mencionar " deve ser o critério definitivo para a implementação de um processo de descentralização dos recursos", podemos identificar que não é na descentralização que a eficiência irá agir. Devemos sim tomar a ideia de que a eficiência caracteriza o seguinte: COMO os recursos serão utilizados na hora da aplicação a algo que atenda os interesses públicos.

    Corrijam-me se eu estiver equivocado.

  • Eficiência não é o critério definitivo para avaliação das políticas públicas, deve-se levar em consideração tb a eficácia e a efetividade.

  • Aquele velho macete: em questões da Cespe palavras muito definidoras (todos, sempre, nunca, nenhum, definitivo) são perigosas, quase sempre estão erradas. 

    Além disso "que atenda a todos os interesses públicos" vai contra o princípio da reserva do possível.
  • Entendi a idéia do Megazord e vou para o mesmo caminho, se vai descentralizar, logo aumento o custo, logo não eficiente.

  • Descentralização dos recursos não tem relação com eficiência, mas sim com agilidade.

    A descentralização de recursos tende aumentar o desperdício, é recomendada quando a agilidade se torna mais relevante que a eficiência.