SóProvas


ID
456742
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SERPRO
Ano
2008
Provas
Disciplina
Administração Pública
Assuntos

A respeito da gestão pública, julgue os itens a seguir.

Os critérios utilizados para a avaliação da gestão pública devem ser uniformes tanto para as organizações como um todo, como para cada um de seus processos ou unidades.

Alternativas
Comentários
  • Errada.
    Avaliar a gestão de uma organização pública significa verificar o grau de aderência de seus processos gerenciais em relação ao Modelo de Excelência em Gestão Pública, referencial do Programa Nacional da Gestão Pública e Desburocratização (GesPública). Nessa avaliação são identificados os pontos fortes e as oportunidades de melhoria da organização. As oportunidades podem ser consideradas como aspectos gerenciais menos desenvolvidos em relação modelo e que, portanto, devem ser objeto das ações de aperfeiçoamento. Assim, o processo de avaliação é complementado pelo planejamento da melhoria da gestão. Quando realizada de forma sistemática, a avaliação da gestão funciona como uma oportunidade de aprendizado sobre a própria organização e também como instrumento de internalização dos princípios e práticas da excelência em gestão pública. Cada organização conduz o seu processo de avaliação, utilizando os Instrumentos para Avaliação da Gestão Pública de 1000 Pontos, de 500 Pontos ou de 250 Pontos, dependendo da experiência da organização em avaliação da gestão e do nível de gestão atingido em avaliações anteriores. Esse processo de avaliação é aplicável a todas as organizações públicas que desejarem avaliar seus sistemas de gestão. Quando se tratar da primeira avaliação é recomendável a utilização do Instrumento para Avaliação da Gestão de 250 Pontos. Quando a organização avaliar que o seu sistema de gestão atingiu um grau de maturidade em relação ao Modelo da Excelência da Gestão Pública ela poderá optar por participar do processo de reconhecimento e premiação à excelência do Prêmio Nacional da Gestão Pública.
  • Avaliar a gestão de uma organização pública significa verificar o grau de aderência de seus processos gerenciais em relação ao Modelo de Excelência em Gestão Pública, referencial do Programa Nacional da Gestão Pública e Desburocratização (GesPública). Nessa avaliação são identificados os pontos fortes e as oportunidades de melhoria da organização. As oportunidades podem ser consideradas como aspectos gerenciais menos desenvolvidos em relação modelo e que, portanto, devem ser objeto das ações de aperfeiçoamento. Assim, o processo de avaliação é complementado pelo planejamento da melhoria da gestão. Cada organização conduz o seu processo de avaliação, utilizando os Instrumentos para Avaliação da Gestão Pública de 1000 Pontos, de 500 Pontos ou de 250 Pontos, dependendo da experiência da organização em avaliação da gestão e do nível de gestão atingido em avaliações anteriores.
    Quando a organização avaliar que o seu sistema de gestão atingiu um grau de maturidade em relação ao Modelo da Excelência da Gestão Pública ela poderá optar por participar do processo de reconhecimento e premiação à excelência do Prêmio Nacional da Gestão Pública
    .http://www.gespublica.gov.br/Tecnologias/pasta.2010-04-26.6448349404/saiba_mais_autoavaliacao.pdf
  • "As organizações públicas possuem peculiaridades e se encontram em níveis diferentes de gestão, fato que inviabiliza uma análise uniforme. Assim sendo, as tecnologias de gestão não podem ser implementadas de forma indistinta. É necessário que um diagnóstico da capacidade de gestão seja construído, para, a partir dele, serem detectadas as oportunidades de melhoria, viabilizadas com a implementação de tecnologias de gestão adequadas à realidade do órgão/entidade. (...) O Modelo de Excelência em Gestão Pública (MEGP) é a representação de um sistema gerencial constituído de sete elementos integrados, que orientam a adoção de práticas de excelência em gestão com a finalidade de levar as organizações públicas brasileiras a padrões elevados de desempenho e de qualidade em gestão. Os sete elementos são os Critérios de Excelência em Gestão Pública, utilizados no Brasil e em diversos países, e representam o “estado da arte” em gestão. "



  • ERRADO

    O erro estar em dizer que " devem ser uniformes" ou seja iguais.....sabemos que cada organização tem o seu contexto, sua cultura etc....logo, não dá para afirmar isso.

  • O poder Regulamentar edita normas gerais para o fiel cumprimento da lei. Ele não se confunde com o "poder regulatório" em que a competência é de entidades administrativas (como as agências reguladoras) e tratam de conteúdo técnico.

    Fonte: Professor Mateus Carvalho.