SóProvas


ID
456823
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SERPRO
Ano
2008
Provas
Disciplina
Análise de Balanços
Assuntos

Quanto ao orçamento de capital, julgue os itens a seguir.

O método do período de recuperação do investimento (payback) é largamente utilizado para calcular qual o tempo necessário para que o investimento inicial seja recuperado. A sua principal vantagem é considerar o valor do dinheiro no tempo, bem como as entradas de capital produzidas após o período em que o investimento inicial foi recuperado.

Alternativas
Comentários
  • Errada 
    Payback, que em português significa retorno, é uma técnica de análise de investimento bastante utilizada atualmente. A definição técnica para payback é que ele calcula o tempo entre o investimento/empréstimo inicial e o momento no qual o lucro líquido acumulado se iguala ao valor desse investimento/empréstimo. Em sua definição mais simples, "Trata-se de um método que mensura o tempo necessário para que sejam recuperados os recursos investidos em um projeto (BRAGA, 1998)."
     
     
    Fórmula payback:
     

    O método de Payback, segundo Gitman (2001), é largamente difundido, podendo ser utilizado tanto por grandes empresas para análise de pequenos investimentos, quanto por pequenas empresas, por ser um método simples e acessível. Trata-se, sobretudo, de um critério para avaliar riscos, tornando-se mais atraente para projetos que necessitam de recuperação de capital em espaço de tempo mais curto.
     
     
       Vantagens do método Payback:
     
    ·         Cálculo simples e de fácil compreensão;
    ·         Fornece o grau de liquidez e o risco do projeto;
    ·         Aumenta a segurança nos negócios da empresa;
    ·         Avaliação adequada para projetos de tempo limitado. 
  • DESVANTAGENS DO MÉTODO DO PB
    • O método do PB apresenta o inconveniente de não levar em conta as entradas de caixa geradas depois do ano de recuperação, tornando-se assim, desaconselhável na avaliação de projetos de longa duração.
    • O PB valoriza diferentemente os fluxos recebidos em diferentes períodos, mas apenas segundo o critério dualista: antes ou depois do PB, sendo indiferente o período em que recebe dentro de cada um destes intervalos.
  • Quem considera o valor do dinheiro no tempo é o Payback descontado.