A resistencia a mudanças é sempre um grande problema que as empresas sofrem, e pode ter certeza que essa resitencia vem das pessoas mais antigas.
A cultura é difícil de mudar porque, além de ser estável, ela representa o aprendizado acumulado de um grupo, bem como as formas de pensar, de sentir e, principalmente, o seu sucesso.
As certezas culturais são compartilhadas e, para mudá-las, há que se pedir ao grupo inteiro que mude essas certezas.
As culturas só mudam no médio e no longo prazo, pois demoram muito para sofrer modificações por conta de seu caráter profundamente arraigado nas pessoas. Além disso, mesmo mudando, há uma tendência de que a cultura mantenha a sua "personalidade", que são os seus traços e valores mais profundos.
PARA ISSO, ESSE GRUPO TEM QUE SE TORNAR HETEROGÊNEO. OU SEJA, É PRECISO TRABALHAR COM A DIVERSIDADE.
CESPE: "A heterogeneidade das organizações decorrente da inclusão de diferentes grupos sociais é um desafio para os estudos acerca do comportamento organizacional." (CERTO)
A MAIOR PARTE DAS ATIVIDADES DE UMA EQUIPE/GRUPO DE TRABELHO REQUER VARIEDADE DE HABILIDADES E CONHECIMENTOS. EM VISTA DISSO, É RAZOÁVEL SUPOR QUE EQUIPES HETEROGÊNEAS - COMPOSTAS POR PESSOAS DIFERENTES ENTRE SI - TÊM MAIOR PROBABILIDADE DE CONTAR COM DIVERSIDADE DE HABILIDADES E DE INFORMAÇÕES, ALÉM DE SEREM MAIS EFICAZES E DE RÁPIDA MUDANÇAS IMPOSTAS PELAS CONTINGÊNCIAS. QUANDO OS MEMBROS SÃO DIFERENTES EM TERMOS DE PERSONALIDADE, SEXO, IDADE, EDUCAÇÃO, ESPECIALIZAÇÃO FUNCIONAL E EXPERIÊNCIA, EXISTE UMA MAIOR PROBABILIDADE DE QUE A EQUIPE POSSUA CARACTERÍSTICAS NECESSÁRIAS PARA REALIZAR SUAS TAREFAS DE FORMA EFICAZ. ESSENCIALMENTE, A DIVERSIDADE PROMOVE CONFLITO, QUE ESTIMULA A CRIATIVIDADE E CONDUZ À MELHORIA DO PROCESSO DE TOMADA DE DECISÃO.
GABARITO CERTO