SóProvas


ID
458197
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MTE
Ano
2008
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

A teoria microeconômica estuda o processo de decisão dos
agentes econômicos, incluindo-se, aí, consumidores e produtores.
A esse respeito, julgue os itens a seguir.

O crescimento simultâneo da automação, dos salários e do emprego, em uma determinada indústria, colide com a existência de uma curva de demanda de trabalho negativamente inclinada.

Alternativas
Comentários
  • Neste caso, o crescimento do emprego está relacionado com o aumento da oferta de mão de obra. Desta forma, não "colide com a existência de uma curva de trabalho negativamente inclinada".
  • Pessoal, cuidado. Quem oferta trabalho são os trabalhadores. Quem demanda trabalho são as indústrias. A curva de demanda negativamente inclinada significa que, quanto maiores os salários, menos os empregadores demandarão trabalho (ou seja, contratarão menos).

    O erro da questão, no meu entendimento, está em dizer que há incompatibilidade entre os elementos apresentados. A alteração da produtividade proporcionada pelo aumento da automação pode fazer com que a indústria contrate mais por salários mais altos.
  • Pelo que entendi:
    O crescimento simultâneo da automação, dos salários e do emprego, em uma determinada indústria,:
    O crescimento simultâneo (ao mesmo tempo) ocorre pois, digamos que, a indutria investe em automação, vai necessitar de mais empregados para operar, o que aumenta a demanda por empregados, mas a oferta de empregados não aumenta (vamos deduzir, já que a questão não fala nada), quando a procura mas não há muita oferta, ocorre o aumento do preço, ou seja, aumenta-se os salários dos que ofertam sua mão de obra para valorização do trabalho. 


    colide com: vai de encontro a

    a existência de uma curva de demanda de trabalho negativamente inclinada.

    colide com a existência de uma curva de demanda de trabalho negativamente inclinada: 
    Como o colega RICARDO explicou: A curva de demanda negativamente inclinada significa que, quanto maiores os salários, menos os empregadores demandarão trabalho (ou seja, contratarão menos).

    Ao meu ver são conceitos que colidem = vão de encontro a = são interpretações contrarias, não entendo o erro da questão, será que alquem pode explicar?!
  • A questão está correta, quando ele fala em aumento da automação, significa que há uma contribuição maior do capital na função de produção, o que implicararia na redução da produtividade do trabalho, que por sua ver redundaria na redução dos salários, por si só esse conceito já é contraditório. Do ponto de vista da função de demanda por trabalho da firma, um aumento dos salários levaria a uma redução do emprego e não a um aumento.
  • Pessoal,

    O raciocínio é o seguinte: não há colisão com a existência de uma curva negativa de trabalho, pois quando uma empresa automatiza sua operação ela necessita de MENOS empregados trabalhando. O aumento dos salários também inibe a contratação e isso colabora com a negativação da curva de demanda.

    Bons estudos!

  • A automaçao pode gerar, tanto o aumento, quanto a reduçao da demanda por trabalho, a depender da predominancia do efeito escala ou substituiçao. Portanto, pode ocorrer de o empregador investir em capital, aumentando a automaçao, porém, necessitando ao mesmo tempo, de maior numero de empregados, caso onde capital e mao de obra seriam complementares brutos. 

     

    Neste sentido, sendo a oferta de trabalho a mesma, e ocorrendo aumento da demanda por mao de obra(deslocamento da curva p/ a direita), no novo equilibrio, o salario seria mais alto. Deste modo, os tres aumentos simultaneos nao colidem com a idéia da curva de demanda negativamente inclinada. 

     

     

  • Para quem não entende os comentários sem o gabarito como eu e não tem acesso a resposta.

    Gaba: ERRADO

  • não colide, aliás, vai ao encontro, pois, uma vez havendo automação, aumento do salário e emprego....se bem que esse emprego ai melou o raciocínio...sic..