SóProvas


ID
458212
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MTE
Ano
2008
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

A teoria microeconômica estuda o processo de decisão dos
agentes econômicos, incluindo-se, aí, consumidores e produtores.
A esse respeito, julgue os itens a seguir.

A adoção de estratégias de liderança de custos como forma de obter vantagens competitivas é particularmente apropriada nos mercados em que os compradores possuem poder de mercado e poucas possibilidades de diferenciação de produtos.

Alternativas
Comentários
  • A liderança de custo total é composta por um conjunto de ações para atingir a produção de uma determinada mercadoria ao menor custo do mercado. Esta estratégia permite à empresa obter os maiores lucros do setor e, conseqüentemente, maior poder de competição. Custos baixos permitem que a empresa se defenda contra as políticas ofensivas dos concorrentes, especialmente contra guerras de preços, pressão de fornecedores, ameaça de novos entrantes, produtos substitutos e poder de negociação dos clientes. Segundo Porter, somente pode existir uma empresa líder em custo, caso contrário, uma guerra de preços seria inevitável, causando danos para a indústria como um todo a longo prazo.

    A segunda estratégia genérica definida por Porter (1986) é a diferenciação do produto. Tal estratégia visa convencer o consumidor de que é aceitável pagar mais pelo produto por este incorporar uma novidade ou que devido à incorporação desta novidade o referido produto seja único ou superior aos produtos dos demais concorrentes. A diferenciação gera uma diminuição da sensibilidade ao preço, isolando-se em maior ou menor grau as empresas concorrentes, pois permite trabalhar com uma margem de lucro maior; provoca também uma redução do poder dos compradores, por estes não encontrarem outro produto com as mesmas características, e diminui a ameaça das empresas entrantes e dos produtos substitutos. Uma diferenciação somente é viável se agregar valor ao cliente, posto que uma diferenciação geralmente envolve aumento de custos e, em decorrência, de preços.

    A terceira estratégia, o enfoque, consiste em identificar um grupo de consumidores, um segmento de produto ou um mercado geográfico e atender este mercado alvo melhor do que os concorrentes que procuram atuar em toda a indústria. Neste mercado segmentado a empresa atuará em busca de vantagens em custo total ou em diferenciação, dependendo das características do mercado em questão. Um exemplo de mercado segmentado é a indústria de televisão a cabo, onde os produtos são personalizados de acordo com necessidades muito específicas (canais especializados) e o cliente percebe mais facilmente o valor agregado, o que permite a prática de preços superiores ao das mercadorias dos mercados não segmentados.

    Fonte: http://www.eps.ufsc.br/teses99/grasel/cap8.html

  • Eu acho que a assertiva está errada porque ela fala que os compradores possuem poder de mercado quando, na minha opinião, o correto seria dizer que os vendedores possuem poder de mercado, já que falamos de estratégias de liderança de custos.
  • Concordo com o colega Walbarros, acho que a alternativa está errada pois o certo seria dizer que os vendedores possuem poder de mercado. Até mesmo pelo texto que a colega colocou aí, se os compradores possuem poucas possibilidades de diferenciação dos produtos, eles terão seu poder de mercado reduzido.  Olhem bem uma parte do texto postado pela colega:

    A diferenciação gera uma diminuição da sensibilidade ao preço, isolando-se em maior ou menor grau as empresas concorrentes, pois permite trabalhar com uma margem de lucro maior; provoca também uma redução do poder dos compradores, por estes não encontrarem outro produto com as mesmas características, e diminui a ameaça das empresas entrantes e dos produtos substitutos.

    Mas o gabarito marcou a questão como certa e fiquei sem entender.  Agradeço quem souber explicar e puder me enviar um recado na minha página. 
  • Quando os compradores possuem poder de barganha significa que existem muitos vendedores. Se o produto for homogêneo (pouca diferenciação), tanto faz comprar no manoel ou no Joaquim,  o pão é basicamente o mesmo. Uma estratégia que funciona é a liderança de custos, pois se a utilidade é a mesma, vou comprar no mais barato. 
  • Neste mercado onde os compradores têm poder e os produtos são similares, a empresa que liderar em custos obterá vantagens competitivas pois terá preço menor.

  • OLIGOPSÔNIO (compradores)

    Ganha quem tiver menor custo, da mesma forma que para vendedores.

    GABARITO: certo

    Bons estudos!