SóProvas


ID
458224
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MTE
Ano
2008
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

A teoria macroeconômica analisa o comportamento dos grandes
agregados econômicos. Utilizando os conceitos básicos dessa
teoria, julgue itens que se seguem.

Se, em razão da recessão mundial, as famílias decidirem elevar seus depósitos de poupança para se precaverem das incertezas geradas pela crise, ocorrerá um aumento dos agregados monetários M2 e M3.

Alternativas
Comentários
  • CERTO

    Meios de Pagamentos

    Incluem-se nos Agregados Monetários - Meios de Pagamentos: M1, M2, M3 e M4. São adotados conceitos/definições internacionalmente aceitos e fundamentados na Teoria Econômica. Os detentores dos meios de pagamentos no sentido amplo compõem-se do setor não-financeiro da economia e das instituições financeiras que não emitem instrumentos considerados como moeda. Vale salientar a existência de particularidades na abrangência, mensuração e convenções contábeis de cada uma das variáveis que compõem cada tipo de agregado, as quais são discutidas nos itens a seguir. Sob o aspecto de ordenamento de seus componentes, definem-se os agregados por seus sistemas emissores.

    • O M1 compreende os passivos de liquidez imediata. É composto pelo Papel-moeda em Poder do Público (PMPP) e pelos Depósitos à Vista (DV). O PMPP é o resultado da diferença entre o Papel-moeda Emitido pelo Banco Central do Brasil e as disponibilidades de "caixa" do sistema bancário. Os DV são aqueles captados pelos bancos com carteira comercial e transacionáveis por cheques ou meios eletrônicos. Portanto, as instituições emissoras incluem os bancos comerciais, os bancos múltiplos e as caixas econômicas. Neste segmento, não são incluídas as cooperativas de crédito, em razão da insignificância de seus depósitos, como também pela dificuldade de obtenção global dos dados diários e mesmo de balancetes mensais. Os depósitos do setor público estão incluídos nos depósitos à vista, com exceção dos recursos do Tesouro Nacional, depositados no Banco do Brasil.

    • O M2 engloba, além do M1, os depósitos para investimento e as emissões de alta liquidez realizadas primariamente no mercado interno por instituições depositárias - as que realizam multiplicação de crédito.

    • O M3 inclui o M2 mais as captações internas por intermédio dos fundos de investimento classificados como depositários e a posição líquida de títulos registrados no Sistema Especial de Liquidação e Custódia (Selic), decorrente de financiamento em operações compromissadas.

    • O M4 engloba o M3 e os títulos públicos de alta liquidez.

    Observe-se que, dentre os títulos federais, apenas os registrados no Selic são considerados nos meios de pagamento. Apesar da alta liquidez dos instrumentos de captação do Tesouro Nacional, entendeu-se que o reconhecimento de tais emissões como quase-moeda nos conceitos de meios de pagamento deva ser o mais restrito possível, dado que aquele Órgão não integra o Sistema Financeiro Nacional (SFN).

    http://www.bcb.gov.br/pec/sdds/port/ctasanal_setbanc_p.htm

  • http://www.bcb.gov.br/ftp/infecon/NM-MeiosPagAmplp.pdf :

    III - Conceitos anteriores M1 = papel moeda em poder do público + depósitos à vista M2 = M1 + depósitos especiais remunerados + quotas de fundos de renda fixa de curto prazo + títulos públicos de alta liquidez M3 = M2 + depósitos de poupança M4 = M3 + títulos emitidos por instituições financeiras
    IV - Conceitos atuais Meios de Pagamento Restritos: M1 = papel moeda em poder do público + depósitos à vista Meios de Pagamento Ampliados: M2 = M1 + depósitos especiais remunerados + depósitos de poupança + títulos emitidos por instituições depositárias M3 = M2 + quotas de fundos de renda fixa + operações compromissadas registradas no Selic5 Poupança financeira: M4 = M3 + títulos públicos de alta liquidez

    Levando em conta que nos conceitos atuais M2 incluí depósitos de poupança e M3 incluí M2 não vejo como a questão estar errada.
  • O gabarito final para esta questão divulgado pelo Cespe é CERTO. Para verificar, questão 73 em http://www.cespe.unb.br/concursos/_antigos/2008/MTE2008/arquivos/MTE08_002_3.pdf e o gabarito definitivo em http://www.cespe.unb.br/concursos/_antigos/2008/MTE2008/arquivos/MTE08_Gab_Definitivo_002_3.pdf.
  • Errei a questão, pois ao meu ver também ocorrerá um aumento de M4. 

    Pois M3, inclui M2.
    E M4, inclui M3, que por sua vez inclui M2.

    Se alguém souber explicar e puder enviar um recadinho na minha página, agradeço.



     
     
  • Sabryna, quando o CESPE diz que M2 e M3 aumentarão, ele não está dizendo que M4 não aumentará.
    Ele só não está falando nada a respeito do M4; por isso o item está correto.
  • Impossível dizer.

    Ao transferir $1000 da minha conta corrente para poupança, não há aumento nem diminuição de M2 ou M3. Se eu vendo ações para investir em poupança, alguém me pagou estas ações em papel moeda, logo, não houve aumento nem diminuição de M2 ou M3. Contudo, ao transferir fundos de conta corrente para poupança, devido ao multiplicador monetário, haverá uma diminuição em M1 maior que $1000. Logo, uma diminuição em M1 e em M3. Tal contração dos meios de pagamento é coerente com uma crise mundial. Expansão dos meios de pagamento como consequência de uma crise não faz sentido econômico.

    A questão deveria ter sido anulada.
  • M2 = M1 + Depositos a Prazo + Títulos públicos em poder do público

    M3 = M2 + Poupança

    Fonte: Banco Central

     

    Desde quando elevar depósitos de poupança aumenta o volume de M2?

    Pelo contrário, eventuais saques de depósitos à vista com esse objetivo provocaria reduções de M1 e, consequentemente, de M2.

     

    No meu entendimento a questão está ERRADA.

     

     

     

  • a questão eh complexa e a resposta foi sem fundamento

    se o aumento na poupança vier de M1, nada acontece com M2 e M3 - ja q eles ja possuem M1

    se o aumento vier de M4 aí sim aumenta M2 e M3

  • GAB: CERTO

    Complementando!

    Fonte: Prof. Amanda Aires

    Correto! M1 é a forma mais líquida dos meios de pagamento, representando liquidez à vista. O aumento da poupança ocorrido em épocas de incerteza elevam M2 e M3, meios de pagamento a prazo.  

    ===

    TOME NOTA (!)

    Em que pese à relevância da liquidez na caracterização dos agregados monetários, atualmente  o Banco Central define os agregados monetários de acordo com o sistema emissor

    • OBS.: Esta é uma modificação recente promovida pelo BACEN e tem sido muito cobrada pelo CESPE. Portanto, atenção: antes a definição era realizada pelo grau de liquidez do meio de pagamento; no momento, são definidos de acordo com a instituição emissora

    M1 = Também conhecido como meio de pagamento restrito, M1 é gerado pelas instituições emissoras de haveres estritamente monetários. Abrange o papel moeda em poder do público + depósitos à vista 

    M2 = Também conhecido como meio de pagamento ampliado, corresponde ao M1 e às demais emissões de alta liquidez realizadas primariamente no mercado interno por instituições depositárias - as que realizam multiplicação de crédito (veremos adiante este conceito com mais detalhes). Abrange  M1 + depósitos especiais remunerados + depósitos de poupança + títulos emitidos por instituições depositárias 

    M3 = Também conhecido como meio de pagamento ampliado, é composto por M2 e pelas captações internas por intermédio dos fundos de renda fixa e das carteiras de títulos registrados no Sistema Especial de Liquidação e Custódia (SELIC). Contém M2 + quotas de fundos de renda fixa + operações compromissadas registradas no SELIC. 

    M4 = Também conhecido como poupança financeira, engloba o M3 e os títulos públicos de alta liquidez. Agrega, portanto, M3 + títulos públicos de alta liquidez.