SóProvas


ID
458239
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MTE
Ano
2008
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

A teoria macroeconômica analisa o comportamento dos grandes
agregados econômicos. Utilizando os conceitos básicos dessa
teoria, julgue itens que se seguem.

Na visão keynesiana, a coexistência entre taxas elevadas de inflação e de desemprego, nas décadas de 80 e 90 do século passado, explica-se não somente pelas expectativas de altas dessas duas variáveis, mas também pela ausência, mesmo no curto prazo, de um trade-off entre inflação e desemprego.

Alternativas
Comentários
  • A resposta do QC não está de acordo com o gabarito.

    Por favor, coloquem mensagem para o QC para alterarem, já deixei um, mas parece que para mudar tem q ter mais.

    Assim, o certo seria a resposta ERRADA.

    A questão erra em dizer que não existe trade-off entre inflação e desemprego no curto prazo.
  • Gabarito no QC está com erro. No gabarito definitivo a resposta é ERRADO.

    http://www.cespe.unb.br/concursos/_antigos/2008/MTE2008/arquivos/MTE08_Gab_Definitivo_002_3.pdf, questão 78.
  • Bom, só para atualizar os desavisados que o QC já alterou o gabarito e a resposta da questão é "Errado".
  • Trade off é um termo economes que significa sacrificar um valor como contrapartida para obtenção de outro. Para Keynes, em momentos de pleno desemprego, a redução da taxa de desemprego somente poderá ser obtida com o aumento da taxa de inflação. Há portanto um trade-off entre inflação e desemprego.
  • Não entendi porque está errado...

    A questão coloca que  na década de 80 e 90, a inflação E o desemprego estavam altos. Normalmente há um trade off, como o colega comentou, em que se o desemprego diminui, a inflação aumenta (Curva de Phillips). Mas a questão nos fala que existiu um aumento tanto na inflação quanto no desemprego. Então houve uma AUSÊNCIA desse trade off, não?
  • Minha interpetração é parecida com a da Fernada, se desemprego é alto( a questão não estipula o quão alto é), o trade-off do governo ao meu ver seria diminuto, pois como ele poderia sacrificar empregos, sendo que o desemprego ja é alto? 
  • O erro é exatamente em falar que não existe um trade-off entre inflação e desemprego no curto prazo.
    "No curto prazo, inflação e desemprego apresentam uma correlação negativa. Em qualquer ponto no tempo, um formulador de políticas econômicas que controle a demanda agregada pode escolher uma determinada combinação entre inflação e desemprego ao longo a curva de Phililps de curto prazo" Fonte: Mankiw, Macroeconomia.
  • O erro da questão está em apontar a corrente Keynesiana como a responsável pela crítica da curva de Phillips.


    O certo seria " Na visão Novo-Clássica (escola de expectativas racionais), a coexistência entre taxas elevadas de inflação e de desemprego, nas décadas de 80 e 90 do século passado, explica-se não somente pelas expectativas de altas dessas duas variáveis, mas também pela ausência, mesmo no curto prazo, de um trade-off entre inflação e desemprego."