SóProvas


ID
458593
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MTE
Ano
2008
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

A respeito de mapeamento de processos e instrumentos
gerenciais, julgue os itens de 108 a 115.

Existem diversas técnicas e formas de elaborar fluxogramas; a escolha da técnica e das simbologias mais ou menos detalhadas depende do tipo e da complexidade do processo a ser mapeado.

Alternativas
Comentários
  • Fluxograma

    É a representação gráfica, um mapa que permite a fácil visualização dos passos de um processo. Descreve, passo a passo, a tramitação entre as seções e as ações realizadas em cada atividade, bem como as situações e as condições necessárias para a realização dessas atividades.
    Ele apresenta a sequência lógica de atividades e decisões, de modo a obter uma visão sistêmica* do fluxo de um processo, possibilitando a realização de análise crítica para detecção de falhas e de oportunidades de melhorias.

    *Visão Sistêmica: habilidade em compreender as organizações como um grande sistema, ou seja, ter o conhecimento do todo. A visão sistêmica procura enxergar os processos percorrendo toda a organização, ao invés de analisar apenas uma área. A partir dessa visão, pode-se identificar como se agrega valor na organização, perceber que os clientes são mais importantes que funções e entender como o trabalho é feito realmente.

  • Os fluxogramas  são usados para descrever diversas situações, processos ou fluxos de material ou pessoas. Para garantir esta flexibilidade de objetivos são usados inúmeros modelos diferentes e símbolos que terão sua aplicabilidade determinada pelo que se quer representar e por qual motivo. Até mesmo o significado dos símbolos pode mudar dependendo da terminologia a que se recorre, por isso, sempre que possível, é bom usar legendas.

    Quando se quer representar junto ao fluxograma, de quem e a responsabilidade pela execução da tarefa pode-se usar dois recursos:

    - A inserção do nome/cargo/setor responsável pela ação acima ou junto do texto;

    - Ou podem ser utilizadas colunas;

    Podemos ainda, ter fluxogramas com diversos formatos e que usam simbologias diferentes. Assim, o fluxograma pode ser classificado de acordo com sua forma de apresentação em: 1 – fluxograma (ou diagrama) de bloco, que pode ser horizontal ou vertical; 2 – fluxograma padrão (conforme o que vimos acima); 3 – fluxograma funcional; 4 – fluxograma cronograma; e 5 – fluxograma geográfico (superposto ao layout físico da organização/região).


    Horizontal

    Vertical

    Funcional
    Setores envolvidos Tipos de atividades
    Gerente  
    Setor Financeiro  

    Cronograma

    Geográfico

    Outros símbolos estão disponíveis nos programas editores de texto para a criação de fluxogramas. Quais devem ou não ser usados vai depender da aplicação e do objetivo do fluxograma. Veja a seguir alguns exemplos (dentro deles está escrito para quê servem ou o quê representam):

  • Certa. O fluxograma deve-se adaptar à

    peculiaridade da empresa, do ambiente que está inserido.

    PROFESSOR: VINICIUS OLIVEIRA RIBEIRO - pontodosconcursos.


  • Os fluxogramas podem ser de diferentes tipos:


    • Fluxograma vertical: é aquele construído com base em formulários padronizados para processos dentro de uma mesma
    área da organização. É mais apropriado a processos mais simples e que não transitam entre diferentes órgãos.

     

    • Fluxograma administrativo: se utiliza dos mesmos símbolos do fluxograma vertical, mas pode ser elaborado de forma mais
    livre, sem a necessidade do uso do formulário padronizado;

     

    • Fluxograma global (de colunas): é o fluxograma que  possibilita a visualização de como o fluxo de trabalho passa de um órgão para outro, já que estes ficam dispostos na mesma folha, em colunas, sendo mais apropriado aos fluxos mais complexos e que envolvem diferentes órgãos.


    Como cada fluxograma é diferente, é fundamental que se defina a técnica a ser utilizada antes de começar o trabalho de elaboração do
    fluxograma, uma vez que cada uma das técnicas poderá exigir o levantamento de informações diferentes, pois diferentes atividades e símbolos são retratados em cada tipo de fluxo.

     

    Prof Xavier