-
Questão CORRETA
Avaliação e análise de processos requer que o gestor tenha uma visão geral da organização para que possa compreender os inputs e outputs do processo e seus impactos.
-
Errei porque não consegui ver como uma "simplificação" podia estar ligada a uma "visão sistêmica", de toooda a organização.
ooo materiazinha! ¬¬
-
É uma 'simplificação' porque num fluxograma, por exemplo, não se detalha cada departamento, só mostra a ordem em que os processos acontecem e a qual resultado chegam. Assim, eu vejo de forma geral e sistemica como as coisas estão 'andando' e como posso melhorar as partes do processo.
-
Certo.
Não há como se falar em gestão de processos sem considerar a teoria geral do sistemas que tem grande influência nessa disciplina.
"Na gestão de processos, a organização é horizontalizada e proporciona uma visão sistêmica do trabalho, mostrando partes e o todo, a interdependência entre fornecedores, executores e clientes do processo, como parte de uma cadeia destinada a gerar resultados." (KANAANE; FILHO; et al)
Logo, a análise e a simplificação dos processos são inerentes a essa abordagem que busca a partir dessas tarefas a otimização das atividades na utilização dos recursos, em especial aqueles processos que agregam valor ao cliente.
-
Os processos devem se preocupar com as rotinas, as operações. A visão sistêmica não mostra o que o mapeamento quer ver. É preciso aprofundar, visitar cada setor para entender os processos específicos.
-
Correto. Essa é a ideia da TGS de Bertalanfly, focando-se o AMBIENTE ORGANIZACIONAL como um todo.
-
Difícil enxergar essa relação posta pela questão. A Teoria de Sistemas tem como característica uma visão sintética (do todo) e não analítica (das partes). Nos Sistemas o foco é no complexo e não na simplificação.
-
É POSSÍVEL TER A VISÃO SISTÊMICA, OU SEJA, A RELAÇÃO DE INTERDEPENDÊNCIA DE CADA SETOR COM O TODO.
GABARITO CERTO
-
Peço desculpa aos caros colegas que comentaram, mas nenhum comentário relacionou duas palavras basicamente absurda nesta questão :"sistêmico e simplicação"
-
Teoria dos sistemas (visão integrada).
O todo é maior que a soma das partes.
-
Analisei como Marina - como uma "simplificação" podia estar ligada a uma "visão sistêmica" . :(
-
CADA COMENTÁRIO DE INICIANTE ACHANDO QUE TÁ CONTRIBUINDO.
-
Para simplificar um processo de um setor específico por exemplo, o gestor precisa ter uma visão sistêmica de todas as partes envolvidas, inclusive do ambiente externo quando necessário.
Se um processo em dado setor for excluído por tomar tempo demais e ser custoso para a empresa, mas outro setor da empresa esperar mensalmente esses dados que agora foram dispensados arbitrariamente, toda o funcionamento da organização será prejudicado.
O mesmo pode se dizer de por exemplo, um Administrador que decidiu não alimentar mais o portal da organização com informações administrativas porque precisava do funcionário que o fazia para então desempenhar outra função "mais importante". Um cidadão que for consultar esse portal da organização pode não achar exatamente essa função administrativa e representar contra a empresa, ou simplesmente contratar a concorrente.
Na empresa todos os processos são interligados e codependetes. Se for feita análise sistêmica e for desnecessário aí sim poderá ser dispensado.
-
CAROS COLEGAS , NÃO CONSIGO VISUALIZAR A DÚVIDA DE VOCÊS , É SOMENTE DIVIDIR A QUESTÃO EM DUAS PARTES : A análise e a simplificação de processos pressupõem uma visão sistêmica da organização SIM ESTÁ CORRETA , A PALAVRA SISTÊMICA CONFIGURA UMA SITUAÇÃO AMPLA ONDE TODOS ESTÃO ENVOLVIDOS ( SISTEM ONDE TODOS OPERAM DO GERENTE AO CHAO DE FÁBRICA , POR ISSO A PLAVRA SIMPLIFICAÇÃO ) E NÃO QUE SEJA DIFÍCIL A 2ª PARTE e não, simplesmente, uma visão funcional de cada setor. TAMBÉM CORRETO UM PROCESSO NÃO É TRADICIONAL , NÃO UMA VISÃO FUNCIONAL NÃO É HIERARQUIZADA NÃO É VERTICALIZADA ONDE CADA UM FAZ SOMENTE AQUILO DENTRO DA SUA CAIXINHA SEU DEPARTAMENTO , O PROCESSO É HORIZONTAL ONDE A SOMA DE TODOS É MAIOR DO QUE A SOMA INDIVIDUAL DE CADA UM