-
A administração de dados => Alto nível, mais abstrato.
Administração de banco de dados => Nível mais baixo, mais específico.
Geralmente costumo matar este tipo de questão assim.
-
Gabarito: CERTO
NÃO CONFUNDIR --> ADM. DE "BD" X ADM. DE DADOS
A ADMINISTRAÇÃO DE BANCO DE DADOS visa à instalação, manutenção e utilização otimizada dos SGBD’s para atenderem a requisitos predefinidos, ou seja, visa a implantação de estruturas de dados em plataformas de hardware e software, com as configurações adequadas ao melhor desempenho dos sistemas de processamento nestes ambientes.
Já a ADMINISTRAÇÃO DE DADOS tem como missão manter atualizados os modelos de dados corporativos, bem como harmonizar as setorizações decorrentes da interpretação dos mesmos de forma a manter os modelos, as estruturas lógicas e físicas dos dados, mantendo-os consistentes de acordo com as regras de negócio definidas pela organização, independente da tecnologia e da plataforma a ser utilizada.
-
Administrador de Dados (AD): AD é o cara mais gerencial.
Administrador de Banco de Dados (DBA): DBA é o cara mais técnico.
Bons estudos
-
GABARITO CORRETO!
.
.
Usando como referência DATE (2004), as atribuições de "definir o esquema interno", "manter contato com os usuários", "definir normas de descarga e recarga" são de responsabilidade do DBA.
No que tange à definição do esquema conceitual, de acordo com CJ DATE (2004), o Administrador de Dados é responsável pela definição do conteúdo do banco de dados em um nível abstrato, podem, inclusive, em alguns casos, criar o esquema conceitual diretamente.
-
Questão linda de mais tchê !!!!!!