-
Precisamente o conceito.
Resposta: C
Independência física de dados é a habilidade* de modificar o esquema físico sem a necessidade de reescrever os programas aplicativos. As modificações no nível físico são ocasionalmente necessárias para melhorar o desempenho.
Independência lógica de dados é a habilidade* de modificar o esquema conceitual sem a necessidade de reescrever os programas aplicativos. As modificações no nível conceitual são necessárias quanto a estrutura lógica do banco de dados é alterada (por exemplo, a adição de contas de bolsas de mercado num sistema bancário)
Fonte: http://wiltonpolesca.blogspot.com.br/2012/04/banco-de-dados-independencia-de-dados.html
* talvez habilidade não seja palavra que melhor define. Eu trocaria por possibilidade ;):
-
CERTO
Só vou repetir a questão para mostrar de qual bibliografia ela foi retirada.
Segundo Navathe(2011,p.23),"1.A independência lógica de dados é a capacidade de alterar o esquema conceitual sem ter de alterar os esquemas externos ou os programas de aplicação. [...] 2.A independência física de dados é a capacidade de alterar o esquema interno sem ter de alterar o esquema conceitual."
Bibliografia:
SISTEMAS DE BANCO DE DADOS-6 EDIÇÃO 2011-NAVATHE
-
A independência lógica de dados é a capacidade de mudar o esquema conceitual sem ter que mudar esquemas externos ou programas de aplicação.
A independência física de dados é a capacidade de mudar o esquema interno sem ter que mudar o esquema conceitual.
-
Regras de Codd:
8. Independência física de dados: Programas de aplicação e recursos ad-hoc permanecem logicamente inalterados quando ocorrem mudanças no método de acesso ou na forma de armazenamento físico.
9. Independência lógica de dados: Mudanças nas relações e nas views provocam pouco ou nenhum impacto nas aplicações. Ou seja, as alterações nas tabelas que preservam os valores originais não devem afetar os aplicativos e recursos ad hoc.
-
Certo
• Independência Lógica de Dados: É a capacidade de alterar o esquema conceitual sem ter que mudar os esquemas externos ou programas de aplicação.
• Independência Física de Dados: É a capacidade de alterar o esquema interno sem ter que alterar o esquema conceitual externo.
PRATICAMENTE UM CTRL C E CTRL V DESSA APOSTILA
Introdução a Banco de Dados O.K. Takai; I.C.Italiano; J.E. Ferreira.