-
Depende tambem de L, V e D interno do tubo e acelaração, alem da viscosidade do fluido e das rugosidades, de acordo com a equação de Darcy-Weisbach
-
O item seria verdadeiro apenas se tratasse de um escoamento em regime turbulento.
-
o fator de atrito depende da rugosidade relativa e do número de Reynolds. É sabido que Reynolds não depende apenas da natureza do fluido, pois depende também do diâmetro e da velocidade
-
O fato de atrito depende da rugosidade relativa, que por sua vez é dada pela razão da rugosidade absoluta pelo diâmetro, e do número de Reynolds, que fica em função da velocidade, diâmetro e viscosidade do fluido. Então, indiretamente o fator de atrito é determinado pela natureza do fluido.
Eu diria que a questão se torna errada em dizer "O fator de atrito é uma constante que depende apenas.."
-
f ( e/D, Re)
Portanto depende da rugosidade relativa e do tipo/regime de escoamento (acusado por Reynolds)
-
Errado. Depende de Reynolds, da rugosidade relativa e do diâmetro da tubulação em análise. Tambem acaba dependendo da natureza do fluido, visto que o número de reynolds dependa da viscosidade.
-
Determinou-se que o fator de atrito depende do número de Reynolds para o fluxo e do grau de rugosidade da superfície interna do tubo (especialmente para luxo turbulento). O fator de atrito do fluxo laminar é independente da rugosidade da superfície.