SóProvas


ID
463522
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
HEMOBRÁS
Ano
2008
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

O TCP/IP é a principal pilha de protocolos sob o qual a Internet
é distribuída. Acerca da arquitetura TCP/IP, julgue os itens
seguintes.

O protocolo Frame Relay faz parte da especificação TCP/IP porque foi o primeiro protocolo de longa distância utilizado em redes WAN.

Alternativas
Comentários
  • O protocolo Frame Relay faz parte da especificação TCP/IP [CORRETO] porque foi o primeiro protocolo de longa distância utilizado em redes WAN.[ERRADO].


    Teoria:

    Protocolo Frame Relay, descendente direto do X-25, utiliza-se das funcionalidades de multiplexação estatística e compartilhamento de portas, porém com a alta velocidade e baixo atraso (delay) dos circuitos TDM. Isso exige redes confiáveis para a sua implementação eficiente, pois em caso de erro no meio de transmissão, ocorre um aumento significativo no número de retransmissões, pois a checagem de erros ocorre somente nas pontas.


    Explicação:


    Se o Frame Relay foi descendente do X-25 e o mesmo também é de WAN, o Frame Relay não pode ter sido o primeiro.


  • GABARITO ERRADO!

    A primeira rede orientada a conexões é a X.25, primeira rede pública de dados. Ela foi desenvolvida na década de 1970, em uma época na qual o serviço de telefonia era um monopólio em todos os lugares, e a empresa de telefonia em cada país esperava que houvesse uma única rede de dados por país — a dela. Para usar a X.25, primeiro um computador estabelecia uma conexão com o computador remoto, isto é, fazia uma chamada telefônica.

    Na década de 1980, as redes X.25 foram substituídas em grande parte por um novo tipo de rede chamado frame relay. A essência do frame relay é o fato de ser uma rede orientada a conexões sem controle de erros e nenhum controle de fluxo.

    Computer Networks, Andrew. S. Tanenbaum, Fourth Edition

  • Frame Relay é uma rede de longa distância que utiliza circuitos virtuais, desenvolvida em resposta a demandas para um novo tipo de WAN no final dos anos 1980 e início dos anos 1990.

    Antes do Frame Relay, algumas organizações usavam uma rede de comutação de circuitos virtuais chamada X.25 que realizava comutação na camada de rede. Por exemplo, a Internet, que precisa de redes de longa distância para transportar seus pacotes de um lugar a outro, usava X.25. E embora o X.25 ainda seja utilizado pela Internet, está sendo substituído por outros tipos de WANs.

    -Forouzan. 4ed. pg. 517.