SóProvas


ID
463579
Banca
FCC
Órgão
INFRAERO
Ano
2011
Provas
Disciplina
Auditoria
Assuntos

Atenção: Para responder às questões de números 31 a 37,
considere as normas vigentes até 30/12/2010.

Em relação à utilização de amostragem na auditoria, é correto afirmar:

Alternativas
Comentários
  • NBTC 11

    a) Ao usar métodos de amostragem estatística ou nãoestatística, o auditor deve planejar e selecionar a amostra de auditoria, aplicar a essa amostra procedimentos de auditoria e avaliar os resultados da amostra, de forma a proporcionar evidência de auditoria suficiente e apropriada;

    b) Estratificação é o processo de dividir uma população em subpopulações, cada qual contendo um grupo de unidades de amostragem com características homogêneas ou similares:

    c) Correta

    d) Erro tolerável é o erro máximo na população que o auditor está disposto a aceitar ;

    e) Quando o erro projetado exceder o erro tolerável, o auditor deve reconsiderar sua avaliação anterior do risco de amostragem e, se esse risco for inaceitável, considerar a possibilidade de ampliar o procedimento de auditoria ou executar procedimentos de auditoria alternativos

  • Vamos analisar cada uma das acertivas segundo a norma vigente Res. CFC 1.222/09 (NBC TA 530):

    •  a) A amostragem utilizada em auditoria é necessariamente probabilística, sob pena de ocorrerem riscos decorrentes da utilização do julgamento pessoal do auditor sobre os itens a serem selecionados. ERRADA - "A9. A decisão quanto ao uso de abordagem de amostragem estatística ou não estatística é uma questão de julgamento do auditor,"
    •  b) A estratificação é o processo de dividir uma população em subpopulações, cada qual contendo um grupo de unidades de amostragem com características heterogêneas. ERRADA - "Estratificação é o processo de dividir uma população em subpopulações, cada uma sendo um grupo de unidades de amostragem com características semelhantes (geralmente valor monetário)."
    •  c) O tamanho da amostra a ser determinada pelo auditor deve considerar o risco de amostragem, bem como os erros toleráveis e os esperados. CORRETA - Conforme a antiga norma
    •  d) O erro tolerável é o erro mínimo na população que o auditor está disposto a aceitar e, ainda assim, concluir que o resultado da amostra atingiu o objetivo da auditoria. ERRADA - Conforme norma não mais em vigor.
    •  e) Quando o erro projetado for inferior ao erro tolerável, o auditor deve reconsiderar sua avaliação anterior do risco de amostragem e, se esse risco for inaceitável, considerar a possibilidade de ampliar o procedimento de auditoria ou executar procedimentos de auditoria alternativos. ERRADA - Conforme norma não mais em vigor.
  • O erro tolerável é o erro máximo na população que o auditor está disposto a aceitar

  • Letra A - Falso. A abordagem, probabilística ou não, é decisão do auditor.

    Letra B - Falso. Para ficar correto basta substituir “heterogêneas” por “similares”.

    Letra C - Verdadeiro.

    Letra D - Falso. É o erro máximo. Distorção tolerável é um valor monetário definido pelo auditor para obter um nível apropriado de segurança de que esse valor monetário não seja excedido pela distorção real na população.

    Letra E - O erro projetado não deve superar o erro tolerável.

    Gabarito C