SóProvas


ID
463618
Banca
FCC
Órgão
INFRAERO
Ano
2011
Provas
Disciplina
Contabilidade Geral
Assuntos

São classificados no Ativo Intangível de uma sociedade, desde que atendam aos critérios estabelecidos de reconhecimento e mensuração para esse tipo de ativo pelas Normas Brasileiras de Contabilidade:

Alternativas
Comentários
  • art. 179
    VI – no intangível: os direitos que tenham por objeto bens incorpóreos destinados à manutenção da companhia ou exercidos com essa finalidade, inclusive o fundo de comércio adquirido
  • CPC:
    Item 21- Um ativo intangível deve ser reconhecido apenas se:
     
    (a)    for provável que os benefícios econômicos futuros esperados atribuíveis ao ativo serão gerados em favor da entidade; e
     
    (b) o custo do ativo possa ser mensurado com segurança.

     Se um ativo intangível for adquirido em uma combinação de negócios, o seu custo é o valor justo na data de aquisição,o qual reflete as expectativas sobre a probabilidade de que os benefícios econômicos futuros incorporados no ativo serão gerados em favor da entidade.
    Em outras palavras, a entidade espera que haja benefícios econômicos em seu favor, mesmo se houver incerteza em relação à época e ao valor desses benefícios econômicos. Portanto, a condição de probabilidade a que se refere o item 21(a) (for provável que os benefícioseconômicos futuros esperados atribuíveis ao ativo serão gerados em favor da entidade)é sempre considerada atendida para ativos intangíveis adquiridos em uma combinação de negócios.
  • Alguém saberia me explicar o porquê de a letra D estar errada, tendo em vista este trecho do CPC Intangível:

    Um ativo intangível resultante de desenvolvimento (ou da fase de 
    desenvolvimento de projeto interno) deve ser reconhecido somente se a entidade 
    puder demonstrar todos os aspectos a seguir enumerados:
    (a) viabilidade técnica para concluir o ativo intangível de forma que ele seja 
    disponibilizado para uso ou venda;
    (b) intenção de concluir o ativo intangível e de usá-lo ou vendê-lo;
    (c) capacidade para usar ou vender o ativo intangível;
    (d) forma como o ativo intangível deve gerar benefícios econômicos futuros. 
    Entre outros aspectos, a entidade deve demonstrar a existência de mercado 
    para os produtos  do ativo intangível ou para o próprio ativo intangível ou, 
    caso este se destine ao uso interno, a sua utilidade;
    (e) disponibilidade de recursos técnicos, financeiros e outros recursos adequados 
    para concluir seu desenvolvimento e usar ou vender o ativo intangível; e
    (f) capacidade de mensurar com confiabilidade os gastos atribuíveis ao ativo 
    intangível durante seu desenvolvimento.
  • Guilherme,

    O gasto com desenvolvimento pode ser reconhecido ou como despesa ou como ativo intangível. Mas os gastos com desenvolvimento só serão reconhecidos como ativo intangível se ele estiver em conformidade com os critérios de reconhecimento que você colocou. Como a questão não fornece nenhum dado, não tem como saber se ele é intangível ou não. Melhor ir no item "mais certo".
  • Entao mas a questao fala: "desde que atendam aos critérios estabelecidos de reconhecimento e mensuração para esse tipo de ativo pelas Normas Brasileiras de Contabilidade:" e se os gastos com desenvolvimente atenderem tais requisitos eles pode ser classificados no ativo intangivel.

    Triste ver uma questão assim!!!!
  • Tem alguma coisa obscura nesse tipo de questão. Ela tem, sem dúvida nenhuma, duas respostas e só quem sabe a oficial ganha os pontinhos. Parece loucura, mas cada vez mais vejo questões com duas respostas ou dois entendimentos que não são anuladas.

    "São classificados no Ativo Intangível de uma sociedade, desde que atendam aos critérios estabelecidos de reconhecimento e mensuração para esse tipo de ativo pelas Normas Brasileiras de Contabilidade: "

    "d) gastos com desenvolvimento de produtos."

    Agora me digam se os "gastos com desenvolvimento (letra d)" não devem ser reconhecidos como intangível quando atendem "aos critérios estabelecidos de reconhecimento e mensuração para esse tipo de ativo pelas Normas Brasileiras de Contabilidade (enunciado)"