SóProvas


ID
463957
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Transpetro
Ano
2011
Provas
Disciplina
Contabilidade Geral
Assuntos

Um dos objetivos da Deliberação no 506, emitida pela Comissão de Valores Mobiliários, é estabelecer o tratamento contábil e a divulgação de mudanças em práticas e estimativas contábeis pelas empresas.

Tal preocupação visa a aumentar a qualidade das informações contábeis das empresas, atendendo ao princípio contábil da

Alternativas
Comentários
  • Resposta: E  
    Primeiro vamos ler  parte da DELIBERAÇÃO CVM Nº 506, DE 19 DE JUNHO DE 2006.
     O PRESIDENTE DA COMISSÃO DE VALORES MOBILIÁRIOS - CVM torna público que o Colegiado,  em reunião realizada em 26 de maio de 2006, com fundamento no § 3 ......,e considerando a importância e a necessidade de que as práticas contábeis brasileiras sejam convergentes com as práticas contábeis internacionais, seja em função do aumento da transparência e da segurança nas nossas informações financeiras, seja por possibilitar, a um custo mais baixo, o acesso das empresas nacionais às fontes de financiamento externas,
    DELIBEROU:
    I - aprovar e tornar obrigatório, para as companhias abertas, o Pronunciamento anexo à presente Deliberação sobre Práticas Contábeis, Mudanças nas Estimativas Contábeis e Correção de Erros emitido pelo IBRACON - Instituto dos Auditores Independentes do Brasil, elaborado em conjunto com a Comissão de Valores Mobiliários; e,
    II - que esta Deliberação entra em vigor na data da sua publicação no Diário Oficial da União.   
    Segundo o Prof. Humberto F. Lucena segue a definição de PRINCÍPIOS E CONVENÇÕES CONTÁBEIS
    Com o fim de obter a uniformização dentro do campo de atuação profissional em que se desenvolve, a Contabilidade segue princípios doutrinários; que são critérios e normas de procedimentos que norteiam as diretrizes do processo contábil. Classificamos assim esses critérios em Princípios de Contabilidade Geralmente Aceitos (PCGA) e em Convenções Contábeis. Onde os PCGA são as regras de caráter geral, e as Convenções correspondem às normas de procedimento, que qualificam, delimitam e, por vezes, restringem a aplicação de certos Princípios.
    Acerca de tais Mandamentos Contábeis, dispõe a resolução CFC n• 750/93.
     
    Convenção da Consistência:
    De acordo com a essa Convenção Contábil, os critérios adotados no registro dos atos e fatos administrativos não devem mudar frequentemente. No caso de necessidade de
    mudanças em tais critérios, tais devem ser informadas em notas explicativas. A quebra da consistência na escrituração provoca influências nos demonstrativos contábeis, o que prejudica a análise clara e eficiente em comparação com os demonstrativos de exercícios anteriores.
  • o enunciado da questão está errada, consistência não é princípio e sim Convenção.
  • O que ele está pedindo é CONVENÇÃO e não PRINCÍPIO!!!

    PRINCÍPIO É:

    ENTIDADE
    CONTINUIDADE
    OPORTUNIDADE
    REGISTRO PELO VALOR ORIGINAL
    COMPETENCIA
    PRUDENCIA
  • Creio que a banca cometeu um erro gravíssimo ao citar uma convenção como princípio, a questão é passível de anulação.
  • Convenções

    Com base na grande margem de liberdade na qual os Princípios de Contabilidade apresentam para o contador, as convenções restringem ou delimitam estes princípios definindo de forma mais clara e precisa seu significado.

    1 Consistência

    A convenção da Consistência refere-se a utilização dos mesmos métodos para os mesmos itens, uma vez adotado um tipo de processo, dentre os métodos possíveis de atender um mesmo objetivo em geral. Este método não deve ser mudado com frequência, pois prejudica a comparabilidade dos relatórios contábeis.

    2 Conservadorismo

    A convenção do Conservadorismo persiste na presunção por motivo de precaução, que quando um contador se defrontar com alternativas que são igualmente válidas para caracterizar os valores dos elementos do ativo e ou do passivo, o mesmo deverá atribuir o menor valor ao ativo e quando se tratar de um passivo atribuir o maior valor.

    3 Materialidade

    A convenção do Conservadorismo está atrelada a evitar desperdícios de tempo e de dinheiro. Na apuração da contabilidade deve-se registrar e apurar apenas fatos que sejam dignos de atenção e na ocasião oportuna.

    4 Objetividade

    A convenção da Objetividade remete o contador na escolha de um método mais objetivo entre a escolha de um método objetivo e subjetivo. O Objetivo desta convenção é restringir e ou eliminar excessivos liberalismos nas escolhas de critérios, objetivamente quando se trata de valores.

  • Não cabe mais falarmos em Convenções. A Deliberação 029/86 da CVM foi revogada pela Deliberação 539/2008. Não existem mais Convenções.