AMOSTRA PROBABILÍSTICA
Amostra aleatória simples Cada membro da população tem uma chance conhecida e igual de ser escolhido.
Amostra aleatória estratificada A população é dividida em grupos mutualmente excludentes (como grupos de idade) e amostras randômicas são sorteadas para cada grupo.
Amostra de agrupamento (área) A população é dividida em grupos mutualmente excludentes (como quarteirões) e o pesquisador sorteia uma amostra de grupos para ser entrevistada.
AMOSTRA NÃO PROBABILÍSTICA
Amostra por conveniência O pesquisador seleciona membros da população mais acessíveis.
Amostra por julgamento O pesquisador usa o seu julgamento para selecionar os membros da população que são boas fontes de informação precisa.
Amostra por quota O pesquisador entrevista um número predefinido de pessoas em cada uma das várias categorias.
fonte: http://www.fecap.br/adm_online/art23/tania2.htm
Vejamos agora os tipos de amostra mencionados na questão:
Amostra Aleatória Simples: é aquela em que cada indivíduo ou item possui a mesma chance de seleção que cada um dos outros. É a mais simples amostragem.
Amostra Aleatória Estratificada: os indivíduos ou itens são primeiramente subdivididos em populações ou estratos de acordo com alguma característica em comum. Depois fazemos uma amostragem simples dentro de cada estrato e os resultados de cada estrato são combinados. É mais eficiente do que a amostra aleatória simples.
Agrupamento, Cluster ou Conglomerado: os indivíduos ou itens são divididos em diversos grupos ou clusters, de forma que cada grupo seja representativo da população total. Depois é feita uma amostragem aleatória dos grupos e todos os indivíduos selecionados são analisados. É menos eficiente que os dois tipos anteriores, pois precisa de uma amostra de tamanho maior para obter resultados com a mesma precisão. Observe que esse tipo é parecido com a amostra estratificada, mas as subdivisões não são feitas por características comuns. Nesse caso, cada subdivisão deve representar o todo.
Conveniência ou Acidental: o pesquisador escolhe uma amostra por conveniência, ou seja, para facilitar o trabalho. Muitas vezes a amostra está disponível no local e é usada sem critérios específicos.
Julgamento ou Intencional: o pesquisador escolhe a amostra de acordo com um julgamento, pois ele considera a amostra adequada a situação. Embora seja mais rápida e menos custosa, é uma amostra tendenciosa.
A imagem a seguir é um esquema de como esses tipos de amostragem podem ser divididos de acordo com critérios de probabilidade e critérios de não-probabilidade:
RESPOSTA LETRA E
Para responder essa questão, usei como referência o livro “Estatística – Teoria e Aplicações – Levine , 3ª edição”. Obs.: não é um livro voltado para concursos!
http://admcomentada.com.br/transpetro2011/48-cesgranrio-transpetro-administrador2011/